sábado, 26 de novembro de 2011

Análise de Sonic Generations por Francisco Queiroz


HISTÓRIA











Basicamente a história começa com uma festa surpresa preparada pelos amigos de Sonic moderno. Entretanto um ser chamado Time Eater estraga a festa raptando os amigos de Sonic para uma tipo de limbo temporal. Dessa forma os dois Sonics deve salvar seus amigos nas fases aonde eles estão aprisionados e ainda recuperar a cor nas 9 fases das 3 eras presentes.

JOGABILIDADE











O jogo funcionada da seguinte forma, em cada fase existe o Act 1 para o Sonic classico e o Act 2 para o Sonic moderno. Terminado ambos acts você libera um amigo de sonic e depois libera o mapa com a cor restaurada e assim ter acesso aos desafios. São 5 desafios para cada Sonic e é obrigatório terminar pelo menos 1 de cada fase para assim liberar a chave do mapa. São 3 chaves por era. Dessa forma ao terminar as 3 fases e coletar as 3 chaves você terá acesso ao chefe da era. Ao derrotar o chefe você recebe a esmeralda. Também em cada era tem um sub-chefe que após derrotá-lo você ganha a esmeralda.

A mecânica do jogo é basicamente isso e quando você termina cada fase você recebe pontos para trocar em habilidades podendo também customizar e também recebe uma nota de E a S que lhe ajuda aumentar seu ranking. Lembrando que em cada fase tem os rings vermelhos que ao acessá-los você libera itens como vídeos, artes e músicas para ver na parte do quarto de coleções.

Na parte da jogabilidade clássica, o gordinho tá meio pesado, digamos que está 90% semelhante a jogabilidade do Mega Drive. Porém destaco que é fácil de jogar e de se adaptar. Eu particularmente não tive dificuldades. Já na parte moderna, parece que Sonic está na melhor forma. Os controles ficaram bem simplificados e práticos. Isso ajudou o gameplay a ficar bem dinâmico e com menor quantidade de mortes áreas. Agora as curvas estão mais fáceis do que nunca, graças ao novo movimento de drift. O boost também está bem equilibrado e o Homming Attack bem adequado durante o gameplay.

GRÁFICOS











Os gráficos tanto na parte clássica como na parte moderna, estão fantásticos. A Sonic Team caprichou no nível de design especialmente na arte e nos detalhes das fases. A releitura de todas as eras estão únicas! É como se você tivesse jogando aquelas mesmas fases anteriormente mas com uma nova roupagem de luxo! O interessante é ver o Sonic gordinho nas fases modernas e o mesmo de ver o Sonic magrinho nas fases clássicas. Você irá se surpreender pela criatividade dos designers da Sonic Team. Um excelente trabalho que irá orgulhar todos os fãs de Sonic. Porém há de salientar um pequeno defeito. Durante o gameplay você notará em algum momento uma pequena travada (será porque o game não é instalado no HD?) mas que não prejudica a jogabilidade, mas visualmente é meio chato.

SOM










Nesse departamento a Sega sempre caprichou, o negócio é sério mesmo! Os caras são foda nesse quesito. Os remix estão belos e algumas são até orquestradas. Escutar por exemplo, a Green Hill orquestrada é de cair o queixo de qualquer um. Uma novidade é na fase de Chemical Plant quando Sonic fica dentro d'água a música do game fica abafada e você escuta perfeitamente o som da água e dos efeitos sonoros do ambiente. Ficou fantástico esse efeito.

REPLAY










A chave de um sucesso de um game, é o seu fator replay e isso sem sombra de dúvidas Sonic Generations tem de sobra. Primeiro apesar do game ser relativamente curto para terminar, ele oferece muitos extras para liberar músicas, artes, filmes e habilidades. Acredito que para platinar o game você irar demandar muito tempo, principalmente nos desafios de cada era e pela busca dos Red Rings que não será nada fácil encontrá-los.

APRESENTAÇÃO E CONCLUSÃO











As famosas cgs estão presentes, são cerca de 13 curtscenes. Os diálogos são bem engraçados e conta a história do game de forma bem simples e fácil de ser entendida. O game termina com um dos melhores créditos de toda a história dos 20 anos de Sonic, vale a pena ter o game apenas para ver o final. Além disso o game conta com uma abertura.

CURIOSIDADES
Sonic gordinho está mudo! É isso mesmo, ele não fala em nenhum momento! E olhe que o Tails clássico fala! Outro fato curioso é que a Amy clássica não está presente! Por que será?
São três eras, sendo Era Clássica: Green Hill, Chemical Plant e Sky Sanctuary
Era Dreamcast: Speed Highway, City Escape e Seaside Hill
Era Moderna: Crisis Citym, Rooftop Run e Planet Wisp

RESUMO:

+ Excelentes gráficos;
+ Músicas remixadas de qualidade e bonitas;
+ Jogabilidade clássica e moderna descomplicada e simplificada;
+ Boa quantidade de extras;
+ Muitos desafios prolongam o replay;
+ Sentimento de nostalgia e celebração dos 20 anos do ouriço

- Campanha curta, cerca de 5 horas para terminar
- Pouca quantidade de chefes
- Ausência de estágio especial
- O jogo dá uma travada rápida mas sem prejudicar a jogabilidade

NOTA: 9,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário