quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Os maiores fenômenos da atualidade dos jogos eletrônicos

Os saudosistas podem ficar eternamente defendendo suas respectivas gerações, mas é fato que a atual geração está quebrando recordes e recordes de audiência atingindo públicos até então poucos explorados pelas gerações anteriores, o famoso jogador casual! Outros fatos também repercutem como um nascimento de uma tendencia futura, os jogos digitais. É hora de conhecer esse fenômenos mais detalhadamente:


1º FENÔMENO: JOGADOR CASUAL A BOLA DA VEZ - O Nintendo Wii tornou o videogame casual da atual geração sem focar nos gráficos modernos e na jogabilidade hardcore. Resultado, sucesso nas vendas tornando o novo líder do segmento, superando o Xbox 360 e o Playstation 3. Hoje os jogadores casuais descobriram que podem jogar através de comandos simples facilitados pelo controle de movimentos sem fio, o Wii Remote. Sabendo dessa oportunidade, a Microsoft e a Sony não perderam tempo e desenvolveram seus controles de movimentos para conquistar mais jogadores e oferecer novas possibilidades. São eles o Kinect acessório para o X360 que revolucionou o conceito de jogabilidade de sensor de movimento, na qual apenas utiliza os movimentos corporais como controle sem necessidade alguma de joystick. E o PS Move acessório para o Playstation 3 que aprofunda mais ainda a jogabilidade por sensor de movimento. Resultado ambos acessórios tiveram vendas altas e impulsionaram as vendas dos respectivos consoles. Hoje o Playstation 3 e X360 controlam o mercado de games hardcore e se as vendas continuarem no mesmo ritmo podem assumirem a liderança no mercado de games casuais no final da geração.


2º FENÔMENO: A TENDÊNCIA DOS SMARTPHONES E DOS TABLETS: Não é a toa que diversas desenvolvedoras estão correndo para esse novo nicho de mercado. O crescimento de vendas desse segmento é tão notório que especialistas acreditam que daqui a cinco anos, ele representará a liderança do setor tecnológico e entretenimento, superando pela primeira vez a indústria dos jogos eletrônicos. Em uma última pesquisa revelou que os donos de smartphones e tablets não desejam comprar consoles ou portáteis para jogar. Será que teremos a última geração dos consoles num futuro próximo?


3º FENÔMENO: O SUCESSO DOS JOGOS DIGITAIS: Não me diga que você nunca jogou ou se quer ouviu falar desses jogos: Angry Birds, Plants Vs Zombies, Limbo, Joe Danger, Braid ou Castle Crashers. A popularidade desses jogos é surpreendente e lucrativo! Para você ter ideia, o jogo Angry Birds já vendeu mais de 500 milhões de downloads, tornando o jogo mais lucrativo de toda a história dos jogos eletrônicos, tendo arrecadado mais de 500 vezes o custo de produção do game. Essas pequenas produtoras conseguiram esse feito, porque tornaram uma grande ideia em um grande jogo divertido e único do mesmo nível de grandes produções em termos de qualidade conceitual. Hoje as grandes produtoras perceberam o poder dos jogos por download e acreditam que futuramente essa será a mídia predominante, superando até mesmo a mídia física da atualidade.


4º FENÔMENO: A MÍDIA FÍSICA E OS CONSOLES AINDA TEM FORÇA: Nunca duvida da força dos consoles e dos jogos eletrônicos por mídia física. Os dados revelam que houve crescimento desde 2005, ou seja, esse mercado continua sendo atraído por investimentos, produções de novos jogos e claro o surgimento de novas ideias para atrair consumidores futuros. A atual geração mostrou como será o futuro e as produtoras de jogos e as fabricantes dos consoles sabem disso. O Wii U já está confirmado, o 3DS está no forno, o PS Vita perto do seu lançamento e as expectativas sobre o Playstation 4 e Xbox 720 já poluem as notícias de vários sites especializados. E para dizimar as fofocas que o mercado hardcore por mídia física estaria estagnando, o sucesso de Call of Duty: Modern Warfare 3, Uncharted 3 e Batman Arkham City demonstram que a mídia física tem muita lenha para queimar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário