sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Os 10 melhores jogos do Neo Geo


10º - Super Sidekicks 3, 1995
Se você pensa que Neo Geo era apenas jogos de ação, está completamente enganado, o gênero esporte tinha alguns representantes, poucos, mas tinham. Entre eles com certeza Sidekicks 3 um jogo de futebol se destaca. Tem uma jogabilidade bem arcade e dessa forma bem divertida, boa quantidade de voz do locutor e os gráficos com efeitos de rotação e zoom são agradáveis. Os efeitos sonoros do game mantem a ação, mas a torcida é meia pausada e incomoda um pouco os ouvidos, principalmente por ser agudo. Senti falta de comentários do locutor que se limita apenas a falas de principais momentos de jogo, como lateral, escanteio, penalti entre outros. Mas no conjunto da obra é um jogo de futebol bem divertido!

09º - Sengoku 3, 2001

O primeiro e o segundo Sengoku são clássicos inegáveis. O terceiro simplesmente turbinou tudo que era bom, deixando os gráficos mais sofisticados do que nunca. Você pode escolher quatro guerreiros samurais numa aventura ao estilo beat em up com hack em slash! Obrigatório para todo fã do gênero!

08º - Strikers 1945 Plus, 1999
Neo Geo tinha uma quantidade boa de games de shooters, e Strikers 1945 Plus com certeza é um deles que entra no top do Neo Geo. De cara você podia escolher seis aviões de guerra mais um secreto. Não tem muito o que falar, uma jogabilidade simples e desafiante que só os mais rápidos sobreviverão! Ótimo pra quem adoro desviar de balas e detonar inimigos com bombas e claro muitas balas.

07 - Blazing Star, 1998

Outro shooter impressionante do Neo Geo, ilustra entre um dos melhores do gênero de todos os tempos. É a continuação espiritual do aclamado Pulstar também para Neo Geo. Ele possui gráficos que misturam elementos 2D e 3D dando uma falsa impressão de profundidade impressionante. Além disso possui animes e ainda curts-cenas em CGI. Apesar de ser superior em todos os aspectos, Blazing Star pecou pela dificuldade, não que seja fácil, mas porque o desafio original de Pulstar era mais exigente do que Blazing. Mas isso é um mero detalhe de perfeccionista do gênero. Blazing está sem dúvida nenhuma merecidamente no TOP do Neo Geo e também do gênero.

06º - Metal Slug 3, 1999
Considerado com um dos melhores jogos de plataforma action de todos os tempos, a franquia Metal Slug é outro grande motivo pra te convencer como o Neo Geo era a plataforma superior. Tiros pra todo lado, gráficos chocantes com diversos explosões, destruições e ainda com belas imagens que mistura cenas típicas de guerra com visuais de cidade e natureza. Dessa forma o Metal Slug 3 se destacou pelo conjunto da obra apresentando excelentes gráficos, animações dos guerreiros e inimigos estão fodásticos, bom desafio, jogabilidade variada e uma música que lhe empolga do começo ao fim! Você pode escolher quatro guerreiros. Um guera inesquecível!

05º - The Last Blade, 1998
Inspirado em Samurai Shodown é pouco conhecido do gênero, porém se destaca pela altíssima qualidade de animação dos lutadores e pela excelente arte dos gráficos. O som segue a linha tradicional. Tem apenas 12 lutadores e dois chefes. É um game recomendo para fãs de jogos de luta e por isso ilustrado no Top 10 do Neo Geo!

04º - Samurai Shodown , 1993
A franquia tornou-se referência de jogos de luta, devido sua complexidade na jogabilidade que era bem estratégica, pela inovações gráficas como o zoom de aproximação e distanciamento durante a luta e por uma história rica sobre os samurais. Cronologicamente o primeiro é o segundo capítulo da história. Serão 12 guerreiros que tentarão acabar com Amakusa o causador de todo o mal da época. O personagem principal é Haohmaru, mas todos outros lutadores também tem seu espaço favorito como Earthquake, Jubei, Galford, Charlote e Nakoruru.

03º - Garou: Mark of the Wolves, 1999

O último jogo da franquia Fatal Fury que ocorre 10 anos depois dos eventos de Real Bout Fatal Fury. O jogo é conhecido por explorar ao máximo a capacidade gráfica do Neo Geo. Apresenta uma fluidez e animação absurda! Propõem uma jogabilidade balanceada e bastante técnica. A história se passa dez anos depois da morte de Geese Howard em Real Bout Fatal Fury, trazendo um único personagem da série Fatal Fury, o lutador Terry Bogard, que apresenta um novo visual e agora faz papel secundário na trama. Agora o principal é Rock Howard filho de Geese e aluno de Terry. O jogo foi portado para o poderoso Dreamcast. Um jogo de luta memorável pela sua qualidade extrema! Excelente!

02º - Real Bout Fatal Fury Special, 1997
Simplesmente um dos melhores jogos de luta de todos os tempos. É o sexto game da franquia Fatal Fury e a continuação do Real Bout. O jogo trouxe de volta o sistema de dois planos de luta de Fatal Fury 2, dando ao game uma jogabilidade mais variada. O Special acrescentou mais personagens. Além da versão Neo Geo, o Real Bout Special saiu para o Sega Saturn e Sony Playstation. Um jogo de luta que deve está obrigatoriamente na sua biblioteca dos melhores jogos de todos os tempos!

01º - The King of Fighters 96
O que? Você não conhece o rei dos lutadores? A franquia que rivalizou e até superou em muitos aspectos a franquia Street Fighter! Que planeta você vive hein? Bom saiba que The King of Fighters simplesmente revolucionou o conceito dos jogos de luta, que era focado em luta simples um contra um. Agora você joga com trio de lutadores dando maior estratégia nas batalhas. Além disso TKoF apresentava um visual mais realista e técnico que seus concorrentes. Combos matadores, personagens com personalidades fortes, história bem legal e as músicas sensacionais. Detalhe coloquei a versão de 96 justamente por ter o melhor repertório sonoro, além claro de uma jogabilidade bem equilibrada. Todos os TKoF são excelentes e cada um tem o seu especial. Verdade seja dita, O Rei dos Lutadores fazia jus a compra do Neo Geo e mostrar aos amigos que tinha um Arcade em cada! Luxo e mais chique que isso não existe meus caros internautas!

MENÇÃO HONROSAS

Shock Troopers
Aero Fighters (Sonic Wings)
Ninja Masters
Pulstar
Street Hoop
Samurai Shodown II, III e IV
The King of Fighters 95, 97, 98...


8 comentários:

  1. Concordo com esta lista aí e gostei de ter lembrado de colocar Sengoku 3 e a lista menção honrosas também, mas, tem tantos jogos excelentes que seria bom fazer um top 20 ou 30, pois, faltou colocar uns jogos que muitos fãs gostam que são os: Cadillac's e Dinossauros; Dungeons & Dragons; Doble Dragon; SNK vs. Capcom Plus; Trally; e entre outros. :D Parabéns pelo site e esta postagem maravilhosa. Valeu e até mais! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...Quer dizer... tem uns que eu falei que eu acho que é CPS1 e/ou CPS2 sei lá... inclusive... da pra você tirar essa dúvida? Valeu!

      Excluir
    2. O problema é q a maioria q vc colocou é da placa arcade concorrente. Pode pesquisar pra vc ver

      Excluir
    3. vlw Jeff Sharivan, você citou um jogo no comentário, que eu tava tentando lembrar o nome :D

      Excluir
  2. achava que só tinha Metal Slug pra Playstation 1

    ResponderExcluir