sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Os 25 melhores jogos do Super Nintendo



25º - International Super Star Soccer Deluxe, 1995 (Konami)

Na evolução dos jogos de futebol, sem dúvida nenhuma I.S.S.S Deluxe será lembrado pelos amantes do gênero. Na época do lançamento foi aclamado pela crítica e público como o melhor jogo de futebol. A séria foi bastante popular na América Latina, inclusive no Brasil e na Europa. Três fatos curiosos sobre a franquia: surgiu diversos jogos piratas baseado em campeonatos latinos como o Campeonato Brasileiro 96, existia um código engraçado que você habilitava um cachorro para apitar a partida e a jogabilidade era Arcade ou seja, não realista. Infelizmente a franquia morreu em 2003 com a concorrência própria da Konami com seu Winning Eleven (Pro Evolution Soccer).

24º - Sunset Riders, 1993 (Konami)

Quando se fala de jogo de ação com tiro baseado no faroeste, os olds gamers não esquece de Sunset Riders, e não é pra menos, a conversão do Snes é quase idêntica ao Arcade de 1991 com 4 personagens selecionáveis, pena que não é possível jogar com os quatros no gameplay como no Arcade. Ambientado tipicamente no Velho Oeste americano, você será um dos 4 pistoleiros mercenários que irá atrás dos maiores bandidos e assim ganhar uma boa recompensa. Os gráficos são bastante coloridos e detalhados. A jogabilidade era perfeita. O som segue o ritmo do jogo de acordo com o tema faroeste. Os personagens eram Billy, Colmano, Steve e Bob cada um com suas características próprias. Qual era o seu preferido?

23º - Killer Instinct, 1995 (Rare)

Uma grata surpresa para os donos do Super Nintendo, a Rare conseguiu fazer uma conversão do Arcade de 1994 bem agradável e quase do mesmo nível. Com gráficos sofisticados, som de primeira, fatalities originais e claro combos arrasadores garantiram muita diversão na época. Seus gráficos eram renderizados dando uma sensação de 3D impressionante contando com animações soberbas dos lutadores. Eram 11 lutadores selecionáveis, dentre eles os mais queridinhos Spinal, Riptor e Glacius.

22º - F- Zero, 1990 (Nintendo)

A Nintendo estava no auge de inspirações originais, e uma delas foi F-Zero que revolucionou o conceito de jogos de corrida devido ao foco futurista e velocidade insana. O game inspirou nada menos que os jogos mais famosos da atualidade, o Daytona Usa e o Wipeout. Além disso, o game tinha evolução dos personagens através de configurações básicas. O jogo utilizava a técnica de Mode 7 Scrolling, que na época era bastante inovador, dando a sensação de pseudo 3D, ou seja, falso 3D. Um game recomendado para todos fãs de corrida, mas não se assuste pela dificuldade!

21º - Metal Warriors, 1995 (Lucas Arts)

Esse jogo pode ser considerado um clássico dos 16 bits, tinhas bons gráficos e som agradável. Mas era sua jogabilidade e seu fator replay bem significativo, tornando-o bem viciante. Você jogava com robôs gigantes em modo One Player, mas a graça do game era o modo para dois jogadores (Head to Head) que era bem divertido. A história se passa em 2102 e o nosso planeta está sendo atacado por um ditador, depois de três anos de guerra surge um grupo de robôs famintos por destruição e claro derrotar o infame. Para isso você irá viajar para diversos planetas para derrubar seus respectivos exércitos e assim restaurar a paz. Você terá oportunidade de controlar vários robôs, dentre eles, Drache, Prometheus e Spider. Simplesmente um jogaço que entrará na sua lista definitiva.

20º - Demon's Crest, 1994 (Capcom)

Um jogo único na qual você controla o demônio Firebrand que precisa recuperar as pedras mágicas num mundo sobrenatural cheios de monstros nada amigáveis. O jogo segue uma linha plataforma adventure com toques de rpg. Tem visuais bem únicos e sombrios ao estilo de Castlevania. Em relação a jogabilidade você terá possibilidade de evoluir o demônio em até 6 formas diferentes. O jogo possui muitas fases que pode ser acessada no mapa. Além disso tem vários finais, sendo que o completo você terá que coletar todos os itens obrigatórios do game. É com certeza um game hardcore e para quem tem paciência de vencer desafios cabeludos principalmente na luta contra os chefes.

19º - Final Fight 3, 1996 (Capcom)


Se o rival tinha um excelente beat em up, o Snes contra atacava com Final Fight e o seu auge foi com Final Fight 3. Agora com mais lutadores e mais golpes que seus antecessores. Pena que não houve algumas mudanças interessantes para incrementar a jogabilidade, dessa forma continua no mesmo esquema dos anteriores, ou seja, bater até morrer! Porém é diversão garantida seja para 1 jogador ou 2 jogadores!

18º - Contra III: The Aliens Wars, 1992 (Konami)


Continuação direta de Super Contra do Nes, mais uma vez os protagonistas do game são chamados para agir contra uma invasão alienígena. Na época do seu lançamento, Contra 3 trouxe muitas novidades se comparados com as versões anteriores. Claro os gráficos estão bem melhores e usam bem o potencial do console. Mas agora o nível de ação foi  aumentada consideravelmente e a jogabilidade está bem variada, tornando um game bem divertido. O game passa em side-scrolling (plataforma) na maior parte do tempo, mas há dois estágios em top view, onde você ver o personagem por cima. O sistema de arma foi melhorado e agora você pode carregar duas armas mais a tradicional bomba. Excelente jogo para acabar com seu tédio no domingo!

17º - Teenage Mutant Ninja Turtles IV, 1992 (Konami)

Tartarugas Ninjas IV foi baseado no desenho do mesmo nome que fez bastante sucesso nos EUA e também aqui no Brasil. O game é um dos melhores do gênero Beat em UP da época, com gráficos bem animados e coloridos contando com um efeito de tela bem legal quando você derrotava algum inimigo jogando-o fora do campo do jogo. As músicas do game estão bem contagiantes e as tartarugas até tem falas durante a ação. Você pode jogar sozinho ou com mais algum amigo e selecionar as quatros tartarugas ninjas: Leonardo, Michelangelo, Raphael e Donatello. Além de divertido, jogar Turtles IV é relembrar a infãncia e os personagens como Destruidor e Mestre Splinter. Cowabunga!

16º - Street Fight Zero 2, 1996 (Capcom)

A Capcom realmente tinha um romance com o Snes, tanto que fez um dos jogos mais imprevisíveis quebrando uma barreira tecnológica de mais de quatro anos. Primeiro porque o Snes é de 1990 e Street Fighter Zero 2 foi originalmente feito para consoles de 1994, como o Saturn e segundo porque o jogo é de 1996. E como a Capcom fez esse milagre? Com técnicas sofisticadas de comprensão, chips especiais e um cartucho de 32 mega de memória foi possível realizar esse sonho. Claro o game foi bastante enxuto para que o Snes suportasse a conversão. Dentre elas estão gráficos simplificados, resolução menor, jogabilidade mais complicada e animação minimizada. Até um loading o game tem antes de começar a luta. Porém há de louvar o trabalho da Capcom, pois apesar das inúmeras perdas, o game segue fiel ao Arcade com todos os golpes, lutadores, abertura, finais, especiais e estágios. Lembrem é um cartucho de 16 bits! E uma coisa é certa Street Fighter Zero 2 para Snes é um verdadeiro milagre tecnológico.

15º - Mortal Kombat 3, 1995 (Midway)

Dentre todos os MKs lançados para o Snes, MK 3 se supera em todos os quesitos. Primeiro os gráficos estão bem próximos ao nível do Arcade apesar de ainda ter perdas significativas, segundo a jogabilidade melhorou drasticamente, as músicas de primeira qualidade e ainda conta com todas as vozes dos lutadores e do locutor. Além disso o MK 3 apresentou diversas novidades da franquia, como a possibilidade de correr e fazer combos incríveis, o Animality e os códigos secretos de Shao Kahn. São 17 personagens ao total que lhe tirá boas horas para decorar todos os fatalitys, animalitys e combos!

14º - Super Mario RPG, 1996 (Square)

A Nintendo pediu e a Square realizou. O primeiro rpg de Mario saiu para o Snes e o resultado ficou absurdamente fantástico. O jogo empresta elementos dos jogos consagrados da Square. A história é bem simples como é de praxe da franquia Mario, advinha qual o objetivo de Mario? Será que é preciso dizer? De forma geral é um rpg para iniciantes que aprenderão o básico do básico de como seguir num jogo de rpg. Tem gráficos lindos e coloridos, um som bem animado e uma jogabilidade descomplicada. Pena que é curto, devido o alto padrão de qualidade dos gráficos. É um jogo obrigatório para toda fã de rpg e claro para os fãs do reino do cogumelo.

13º - Super Metroid, 1994 (Nintendo)

Conhecido como Metroid 3 conta a história da heroína Samus que vai até um planeta recuperar um Metroid roubado. O jogo segue o estilo da geração, plataforma side-scrolling adventure. Com 24 mega de memória o cartucho possui gráficos e sons mais sofisticados. Mas a evolução mais acentuada foi na jogabilidade, pois agora a heroína possui mais habilidade para resolver os quebras cabeças nas fases e claro a busca pela evolução da armadura. Um clássico sem dúvida nenhuma!

12º - Final Fantasy VI, 1994 (Square)

Na época, a Square era conhecida como a rainha do rpg e Final Fantasy estava gatinhando o seu espaço entre os melhores jogos de rpg. Com Final Fantasy VI a Square confirmou sua famosidade. Usando bem o efeito Mode 7 do Snes para dar a sensação falsa do 3D, uma história bem profunda, o carisma dos personagens, um som clássico e os visuais chapantes garantem muitas horas de pura magia.

11º - Megaman X3, 1995 (Capcom)

O Snes era a casa do Megaman, tanto que recebeu nada menos que 6 jogos da franquia e dentro todos eles o Megaman X3 se destacava. Os gráficos seguem o mesmo padrão dos anteriores, porém com melhor fluidez e mais coloridos. A surpresa era a possibilidade de controlar Zero por algum momento do jogo. O desafio é de arrepiar e tirar muitos fios de cabelos. Derrotar Sigma vai lhe demandar bastante tempo e claro dará vontade de quebrar o controle, mas tenha paciência! Megaman X3 é diversão na dose certa! O game também recebeu versão para Playstation e Saturn, porém não usou o potencial desses consoles.

10º - Castlevania: Dracula X, 1995 (Konami)

O último Castlevania do Snes é simplesmente uma conversão do PC Engine lançado em 1993. Mesmo sendo lançado dois anos depois a versão do Snes ainda ficou inferior. Entretanto o jogo aproveitou bem o Mode 7 para fazer gráficos impressionantes para época. Além disso a trilha sonora era bem limpa e bem composta. Porém a jogabilidade ficou um pouco dura e o desafio um pouco baixo, pois não tem nível de dificuldade. Outra coisa chata é que o game é censurado nos EUA, não tendo sangue vermelho e em vez disso é branco. Apesar desses pequenos contras, o game é altamente recomendado por ter vários finais, variedades de armas, fases e chefes alternativos e uma trilha sonora impecável.

09º - Super Mario World 2: Yoshi Island, 1995 (Nintendo)

Na época os jogos de Mario não se destacava pela qualidade gráfica, mas SMW 2 quebrou esse paradigma trazendo um dos visuais mais lindos para o consoles de 16 bits da Nintendo. Com a utilização do chip Super FX 2, os gráficos ficaram muitos ricos de detalhes e efeitos avançados até para qualquer cartucho sem chip para o Snes. O estilo gráfico é desenhado e único para o console. A história é pra lá inusitada e engraçada. Simplesmente Luigi e Mario bebês são carregados por uma cegonha, mas Luigi é raptado por Kamek e Mario acaba caindo bem em cima de Yoshi na ilha famosa. Dessa forma você joga com Yoshi para salvar o baby mario das garras dos Toadies, os servos de Kamek e ainda salvar Luigi! A jogabilidade é perfeita e o som característico da franquia com batidas chicletes e bem infantil. É diversão super garantida!

08º - Top Gear, 1992 (Kemko)

Quando se fala de Super Nintendo automaticamente nossas lembranças são três jogos clássicos: Mario, Donkey Kong e claro Top Gear. Foi um jogo de corrida que empolgou a garotada pela sua trilha sonora fantástica, pelos carros surreais e únicos e claro pela sua jogabilidade fácil e empolgante. O objetivo do jogo era ser um piloto campeão mundial. Você escolhia um dos quatro carros disponíveis, cada um com suas características próprias. Eram o carro vermelho, branco, púrpura e verde-azulado. O branco, por exemplo, era o menos veloz porem economizava gasolina indicado para iniciantes e o carro vermelho era o mais rápido  e consequentemente consumia mais gasolina e por isso indicado para os experts. Um clássico dos clássicos indiscutível!

07 - Battletoads in Battlemaniac, 1993 (Tradewest, Rare)

Nessa nova aventura, os sapos mais famosos dos games, Pimple e Rash, irão resgatar dois reféns e de quebra derrotar a Rainha das Trevas e seu comparsa Silas Volkmire. É considerado por muitos o melhor Beat em Up do Snes, por ter uma maior variedade de combos e uma jogabilidade mais diversificada. Os gráficos são no estilo cartoon e o som acompanha o nível de ação que o game propõem não deixando a peteca cair em nenhum momento. Além disso é um jogo desafiador e de quebra é bem humorado. Infelizmente o jogo não ficou do mesmo nível em termos de originalidade que o primeiro Battletoads, faltou por parte da equipe de desenvolvimento ter mais ousadia e inovação. Dessa forma não teve tanto impacto quanto o primeiro, mesmo assim o game é um dos melhores jogos já lançados para o Snes.

06 - Donkey Kong Country, 1994 (Rare)

Donkey Kong Country tinha uma missão, fazer que o Snes fosse o console mais vendido no Ocidente, principalmente nos EUA, digamos que em partes ele até conseguiu. Foi o segundo jogo mais vendido do console, cerca de 8 milhões de cópias foram vendidas. Mas seu maior feito foi revolucionar o visual gráfico dos consoles de 16 bits. Com a utilização de técnicas gráficas SGI (estação de trabalho da Silicon Graphics), Donkey Kong pode ser ambientado em um cenário pré-renderizado 3D de altíssima qualidade, dando uma impressão de profundidade impressionante para época. O jogo apresenta uma jogabilidade e um som também de primeira. As melodias são lindas apesar de algumas delas serem depressivas. A respeito da história, Donkey Kong e seu primo Diddy Kong devem resgatar as bananas roubadas pelo senhor King K. Roll e seus capangas, os Kremlings. Essa bela aventura com certeza encantou muitos jogadores e que até hoje é reverenciado pelos amantes nintendistas e claro nós gamers.

05º - Super Mario Kart, 1992 (Nintendo)

Um jogo extremamente divertido e original, tanto que tornou-se referência do gênero e ainda até hoje sua fórmula continua intacta pela produtora. Em Super Mario Kart você tem 8 personagens da franquia Mario pra correr em 4 pistas temáticas, cada uma tem 5 variações podendo escolher entre três categorias de velocidade - 50cc, 100cc e 150cc. O game tem gráficos que usam todo o potencial do Snes e conta com ajuda do efeito Mode 7 e o chip especial DSP, dando ao game um visual pseudo 3D. O som como sempre é divertido, tradicional da franquia. Mas o que mais agrada em SMK é a diversão. Os power-ups dão um charme ao game, pois a vitória é na maioria das vezes conseguida através de trapaças e boa dose de sorte. Dentre os power-ups mais legais estão o cogumelo que dá uma velocidade extra, o casco vermelho que é uma bomba teleguiado, a pena que lhe dá um super pulo e a famosa estrela que lhe deixa invencível. O que você tá perdendo tempo? Jogue novamente esse jogaço para o Super Nintendo!

04º - The Legend of Zelda: A Link to the Past (Nintendo)

É considerado pelos críticos e nintendistas como um do melhores jogos de todos os tempos, vendendo cerca de 4 milhões. O jogo é aclamado principalmente pela sua história emocionante e pelo sistema de batalha bem inovador pra época. O gênero que ele criou, o rpg-action está mais consagrado do que nunca com Link to the Past. No enredo, um feiticeiro chamado Agahnimganha domínio sobre Hyrule e usa seus poderes malignos para libertar Ganon de sua prisão. Controlando Link, você deve salvar a princesa Zeldadas garras de Agahnim, libertar os descendentes dos “Seven Sages” e impedir que Ganon seja libertado de sua prisão em Dark World. O visual ficou muito bom e as músicas do game bem harmoniosa com a atmosfera do jogo. Os zeldianos irão ficar irritados comigo por esse obra prima ficar em quarto lugar no ranking do Snes, mas lembrem essa colocação é pessoal e os três games acima que irei citar são sem dúvida nenhuma tão quanto importantes! Zelda marcou gerações e ainda encanta muitos jogadores atuais!

03º - Donkey Kong Country 2, 1995 (Rare)

Meu coração bate forte por esse jogo, só de falar já fico com vontade de ligar o Snes e jogar essa obra prima da Rare. O jogo é simplesmente perfeito e quase impossível de encontrar defeitos. DKC 2 simplesmente melhorou em tudo: gráficos, jogabilidade, desafio e som. Algo que parecia impossível de melhorar devido a qualidade do primeiro. A trilha sonora dessa game se destaca, é considerada por muitos como uma das mais lindas de toda a biblioteca do Snes. Os gráficos apresentam um dos visuais mais chocantes do Snes, quem não lembra da fase surreal de Bramble Bast ou Bramble Scramble. É simplesmente de cair o queixo. No enredo King K Pool sequestra Donkey Kong. Então Diddy e sua namorada Dixie partem para salvar Donkey Kong. Não tenho mais o que falar, simplesmente um jogo fantástico que vale a compra do Super Nintendo! Ah! tenho uma crítica ao jogo, nos créditos finais não gostei da brincadeira de mal gosto que fizeram, loser é a sua mãe! :P

02º - Chrono Trigger, 1995 (Square)

Considerado o melhor rpg da geração 16 bits. Tudo nele é perfeito e não existe praticamente nenhum ponto negativo. Então por que ele não está em primeiro? Porque o primeiro fez algo a mais que depois irei justificar a escolha. Voltando, o game possui 32 mega e foi muito bem aproveitado. Apresenta uma qualidade gráfica e sonora sem precedentes para o gênero da época. Uma história rica cheio de emoções. Todos personagens carismáticos e marcantes. Ausência dos combates aleatórios no mapa. Sistema de batalha simples e eficiente. E não para por ai, são tantas qualidades que dar pra entender porque sua legião de fãs o defende com unhas e dentes como o melhor rpg de toda a história dos videogames. Será que é exagero? Não sei, mas com certeza Chrono Trigger figura entre os melhores jogos de toda a história dos jogos eletrônicos e sem dúvida nenhuma está no top do gênero do RPG.

01º - Super Mario World, 1992 (Nintendo)

Ele é o número 1 do Snes, simples de justificar, foi ele responsável pela divulgação do Snes no mundo, foi através dele que o Snes ganhou uma audiência maior tornando bastante popular, pois por um bom tempo o Snes era vendido com SMW na caixa e chegou a vender 20 milhões de cópias. Os gráficos são simples nada de excepcional, porém seu visual é chapante e memorável. Sua diversão é infinita. Seu replay bem significativo. Seu desafio arrebentador. Sua músicas poluem a menta humana com seus toques simples de acordo com a personalidade das fases. Sua jogabilidade praticamente perfeita e de quebra é um jogo que demandará tempo pra você terminar e descobrir todos os segredos. Ainda tem um mapa que lhe confere um charme especial, os inimigos épicos, a participação especial de Yoshi, os poderes especiais de Mario e claro os desafios e os chefes das fases do castelo. Tudo isso para salvar uma tal de princesa chamada Peach das garras de Bowser.

MENÇÕES HONROSAS


Donkey Kong Country 3
F-Zero
Tales of Phantasia
Secret of Mana
Star Ocean
Axelay
Star Fox
Super Star Wars
Earthworm Jim 2
Donald Maui Mallard
Super Castlevania IV
Zombies Ate My Neighbors
Rock Roll Racing




62 comentários:

  1. Parabéns ao criador do blog...ficou fantástico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha nao sei qual o melhor do rank mais sei de uma coisa esse blog me fez lembrar de varios jogos da minha infancia e agora posso jogar todos eles em casa antes jogava nos famosos fliperama da minha cidade e hoje posso jogar todos eles principalamente aqueles que a ficha acabava antes de poder zeralos rsrsrs valeuuuuuuuuuu

      Excluir
  2. Obrigado! Espero esteja agradando os amantes do Super Nintendo!

    ResponderExcluir
  3. Pow, tem uns jogos de super nintendo que não lembro o nome mais tenho recordações ótimas, falando asism voce não irá entender nada, mais tinha um de Luta, que tinha um policial que parecia meio robo, um mago que ficava um pesão e mazão. um jogo lá que tinha que jogar umas bolinhas ai, outro que tinha um boneco que grudava o cabelo na parede para suber. era super divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean Asamiya realmente n consigo lembrar desse jogo que vc menciona com essa descrição, mas vou tentar lhe ajudar verificando aqui nas minhas roms, beleza? Quando achar eu te repasso nos comentários desse post. Abraço

      Excluir
    2. Se é que eu entendi direito... Talvez Battle Tyccoon, Puzzle Bobble e Rocky Rodent.

      Excluir
    3. O nome desse jogo de luta aí citado é "World Heroes 2". Muito bom jogo, ramificação do Street Fighter. Parabéns, lista muito boa, baixei vários roms aqui pra não desgrudar do meu PC nas férias..
      Valew!

      Excluir
    4. ramificaçao nao, é um outro jogo, desenvolvido pela ADK, utilizando-se da placa MVS. nao tem nada a ver com SF, exceto por ser do genero luta.

      Excluir
  4. muito bom principalmenta o fato de chronos triggers '' gatilho do tempo '' esta em segundo lugar ele merece e eu zerei mario e e facinante a dorei

    tem jeitos do zerar mario com 18% porcento eu zerei


    serio

    ResponderExcluir
  5. @plinio, mt gente considera Chrono Trigger o melhor jogo do Snes, mas o fato é que foi SMW que praticamente vendeu o Snes. Além de ser um jogo simples porém viciante, SMW achei que ele merecia o primeiro lugar. Esses 18% estou por fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no Star World uma estrela te leva pra frente do castelo do bowser dai você ganha o jogo direto, consegui isso a um tempo ser querer

      Excluir
  6. Sua lista tá legal. Uns cinco jogos aí também entrariam na minha. Pra mim o Snes foi o último console de mesa da Nintendo, depois foi só caça-níquel, tirando alguns momentos sublimes com as franquias Zelda, Metroid, Resident Evil... É difícil fazer um ranking de consenso pro Snes tendo em vista que se trata de uma das melhores bibliotecas de todos os tempos. Mas eu não incluiria nenhum desses jogos de luta e beat 'em up, tem uns 50 jogos muito melhores. Yoshi Island é melhor que SMW. Mega Man X2 é melhor que o X3. Super Castlevania IX é infinitamente melhor que Dracula X, empatando com SotN do PSX. Demon's Crest tem uma das melhores OST do console, junto com FFVI, Chrono Trigger e Plok, mas como jogo é inferior a Super Ghoul 'n Ghosts. Top Gear só gosto da trilha sonora. E odeio Super Mario Kart. Seiken Densetsu 3 é o melhor RPG do console, junto com FFVI e FFIV. E ainda tem Earthbound, Tales of Phantasia, Secret of Mana, Harvest Moon, a saga Lufia e Breath of Fire... E R-type III, Earthworm Jim, Alcahest, os Turrican, os games da LucasArt... A despeito dos gráficos, eu também acho muito fodas Star Fox e Pilotwings. Poxa, tem muita coisa. É difícil, nunca achei nenhum ranking de Snes que me agradasse completamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, vários erros: era pra ser Super Castlevania IV e não Super Castlevania IX, que sequer existe. E também faltou a letra "s" no final de "Ghouls".

      Excluir
    2. mas eu coloquei o Yoshi Island, acho q vc n viu, é o Super Mario World 2: Yoshi Island. Os outros jogos que você citou, posso citar em menções honrosas, que acabei esquecendo de colocar no ranking do Snes. O Snes assim como o Mega tem mts jogos bons portanto é impossível todos os melhores listarem numa lista perfeita, né verdade. Não existe lista unânime, mas acredito que mt gente gostou, pois os jogos listados divertiram mt gente.

      Obg pela sua opinião e a visita!

      Abraço

      Excluir
  7. obg, mas eu gosto da Nintendo, se n, eu n tinha feito esse ranking e n tinha seus consoles e portateis. A diferença é que eu gosto mais da SEGA e sou fã dela, da Nintendo eu só gosto, como gosto da Capcom.

    ResponderExcluir
  8. blz, a sega também e uma ótima empresa, pena que não faz mais videogames, podia voltar a fazer, eu saí do fórum uol e fui para a Nintendo pq lá é cheio de istas, os verdadeiros fãs não são istas, sou fã da Nintendo e elogio muito a sega lá no fórum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, todo mundo tá saindo mesmo, é a tendência, culpa essa da moderação que fica sempre aprovando os mesmos apelidos conhecidos para fazer flames e bagunça. Aliás, qual era seu apelido lá?

      Excluir
    2. isso pouco importa, pq eu também fiquei só 1 ano no fórum.

      Excluir
  9. Bela lista, amigo, mas eu acho q zombies ate my neighbors merecia estar entre os 25 melhores.Detalhe eu tenho o Super Mario World lacrado aqui em casa, é uma beleza de jogo.

    ResponderExcluir
  10. obg Marcelo, rapaz bem lembrado dele, vou colocar em menções honrosas.

    ResponderExcluir
  11. adorei a lista! Achei seu blog randomicamente pesquisando por imagens de algum jogo de mega drive, e por acaso achei um top dos 25 melhores games! Aí fui ver os outros rankings. :)

    Ótimo trabalho e justas posições!
    Acho que em "menções honrosas" deveria ter Super Mario All Stars e Earthbound! :P

    Continuarei acompanhando o blog. Parabéns!

    Abraços
    Maria Clra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, os jogos que vc mencionou infelizmente n vou reconsiderar o Earthbound. Lembrando que existe cerca de 2000 jogos do Snes e cada um tem seus jogos queridos, né verdade?

      Então não fique chateada se eu não colocar algum jogo q vc gostou mt.

      Um abraço e fique a vontade de comentar.

      Excluir
  12. d + cara gostei muito todos os games são otimos vcs fez um otimos trabalho só devia ter mencionado o DOOM
    valew pela atençao !!

    ResponderExcluir
  13. obg jeovane dia, acredito que esses jogos listados fizeram parte da infância de mt gente né, inclusive a minha. Sobre Doom, vou reconsiderar e colocar em menções honrosas. Lembrando que lista sempre é uma coisa pessoal, e nem sempre irei considerar todos os pedidos. No seu caso, é pq tinha esquecido de mencionar. Um abraço e volte sempre

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito a lista feita por vc, mas eu colocaria ai o Rock N roll racing. Pois para mim foi um jogo que marcou epoca e o sistema para a epoca "inovador" foi sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim é verdade, e é um dos preferidos da minha pessoa no Snes e tb no Mega. Vou adicionar ele nas menções honrosas, obrigado pela lembrança

      Excluir
  15. Parabéns cara, concordo plenamente com todos os seus comentários 1º e 2º lugar foram perfeitamente escolhidos e a explicação melhor ainda!!!

    ResponderExcluir
  16. final fight 3 está com imagem de FF1.

    ResponderExcluir
  17. Muito boa a lista!
    Fiquei com vontade de jogar novamente vários jogos da lista. rs

    ResponderExcluir
  18. FICOU SHOWWWWW MAS EU COLOCARIA O CRONNO TRIGGER EM PRIMEIRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. n só vc, muitos colocariam. Mas em termos comerciais e carro chefe, Super Mario World foi mais importante. Nesse ponto eu considerei crucial para o primeiro colocado

      Excluir
  19. Caramba! Ninguém falou de Power Rangers aí pow! Todos os power rangers do Snes são ótimos e principalmente o The Movie que o chefão final é o Ivan Ooze! Pra mim esse jogo deveria está pelo menos em menção honrosas! Mas gostei muito dessa lista aí. Muito Belo o site! Eu já adicionei aos favoritos! :D

    ResponderExcluir
  20. Ah! Gostei muito também do Sonic pra SNES! Muita gente não considera e dizem que essa versão é falsa, mas, eu gostei bastante hehe. Também tinha um jogo de sinuca muito bom, acho que o nome era Side Pocket, outros que eu gostava muito era: The Tick, Puzzle Booble, Mr. Pac Man, O Máscara, Bomber Man... Iiiihhh! Tem jogo demais hehe dá pra fazer um top 50 kkk eu sou muito fã do SNES ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eheheheh, percebi q vc é fã. Obrigado pelos comentários. São muitos jogos vc concorda né, n tem como colocar todos, mas os que estão na listas com certeza fizeram parte da vida de mt jogador

      Excluir
  21. Sim!... Lembrei de um agora que eu gostava pra caramba, depois de Final Fight 3, eu jogava muito Capitão Comando! Esse era demais! Grande clássico! Bota no menção honrosas aê! hehe Valeu e até mais :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem lembrado, esse merece entrar na menção honrosa XD

      Excluir
  22. Caramba! O cara vai lembrando de mais jogos aos poucos hehe Tem jogos que eu jogava muito e como eu poderia esquecer Affs.... X-Men, Mario Paint, Doom Troopers. Esses eu jogava pra caramba! :D

    ResponderExcluir
  23. kd o sonic?? pra mim foi o melhor divia ficar em primeiro lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sinto lhe informar q Sonic era exclusivo do Mega Drive, aquele pirata q vc jogou no Snes, n chega nem perto dos originais.

      Excluir
  24. ANALISANDO OS PRINCIPAIS QUESITOS COMO: QUALIDADE GRAFICA, REALISMO, FISICA, SOM, TRILHA SONORA, HISTÓRIA E PRINCIPALMENTE A JOGABILIDADE DO JOGO, OS MELHORES SÃO ESSES TRES:

    1= SUPER MARIO WORLD = ABSOLUTO, ÚNICO E INCOMPARÁVEL.
    2= SUPER CASTLEVANIA IV = SIMPLESMENTE UMA OBRA DE ARTE.
    3= DONKEY KONG COUNTRY = SIMPLESMENTE FANTÁSTICO.

    OBS: ESSES TRES JOGOS, LEVA NOTA DEZ EM TODOS OS QUESITOS QUE CITEI ACIMA.

    ResponderExcluir
  25. Aii cara valeu vc me ajudou muito obg mesmo continui assim q vc vai ser um granBlogueiro Vleu mas vc axa q num ta faltando O Bomberman Nao??

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Lista ótima,mais acho q vc errou feio em não colocar Kirby superstar em algum top dessa lista ou como mensão honrroza,esse jogo é incrivel,cenário totalmente colorido e bem ilustrado,trilha sonora meiga e fantástica e o melhor de tudo,o personagem principal tinha o poder de sugar os poderes dos inimigos,é ele o fofinho Kirby *-*
    obviamente foi um dos melhores jogos do SNES de todos os tempos e que deveria estar ai... acho q vc nunca jogou ele ou na primeira impressão achou dele um jogo chato e idiota..

    Amei a lista bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Silvana, sobre Kirby é questão de gosto msm, mas vale uma menção honrosa pra ele, vou add. Um bjo

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde!

    Primeiramente parabéns pelo blog.
    Queria saber se tem alguns para venda, tem?

    sds
    Rafael,

    ResponderExcluir
  31. bom galera eu gostaria de pedir a ajuda de vcs para me lembrar do nome de um jogo, era mais ou menos assim .tinha um carinha que cuidva de uma fazendinha ele plantava e colhia as coisas e tbm cuidava dos animais cortava os matos com uma arma tipo uma foiçe se alguem poder me ajudar eu agradeço muito

    ResponderExcluir
  32. Cara na Humildade Super Nintendo pode ter poucas propriedades em sua placa mais a Diversão que esse Videogame Tinha e tem até hoje vai ser quase Impossivel os games da realidade Virtual de hoje alcançar!!!!!

    ResponderExcluir
  33. acho que faltou o Capitain Comando, Prince of Persia e talvez uma menção honrosa para Biker Mice From Mars e R-Type 3

    ResponderExcluir
  34. cadê o terranigma cara????? num é possível uma coisa dessa....

    ResponderExcluir
  35. cara, só pra avisar no nº 24-sunset riders o nome do cara é coRmano e não coLmano mesmo assim adorei a página

    ResponderExcluir
  36. Muito bom o bloog meu camarada parabéns aew. Percebi q vc gosta e entende bastante de games do Super Nintendo hehehe. Sem dúvidas pra mim os 3 primeiros da lista seria: 1 SUPER MARIO WORLD 2 DONKEY KONG COUNTRY e 3 TOP GEAR kk... Mas na minha opinião faltou o alladin kkk q tbm é top.

    ResponderExcluir
  37. legal sua lista, mas eu colocaria top gear 2, goof troop(pateta e max), ultimate mortal kombat 3, aladin, bomberman, e mickey & donald magical adventure 3

    ResponderExcluir
  38. MUITO BOMMM, faltou aquele do mickey e do pato donald que vc usa várias fantasias para cada situação no jogo, e o primeiro chefão é uma galinha eu acho !! outro que quero lembrar é um de cowboy sem ser sunset riders !! PARABÉNS

    ResponderExcluir
  39. Legal a lista e legal os comentários. Esses comentários ainda estão sendo lidos e comentados ? rsrs... Eu cheguei aqui para tentar achar um jogo de futebol que quantia tinha chute para o gol (Jogando em 2), aparecia uma imagem de camera atrás do gol, para o outro jogador tentar defender. Se alguém souber ou lembrar...
    vlw pelo post!

    ResponderExcluir