sexta-feira, 18 de maio de 2012

Porque Sonic & Sega All Star Racing não é clone de Mario Kart



INTRODUÇÃO

Quando Super Mario Kart foi lançado em 1992 para o Super Nintendo, muitos nintendistas e alguns jogadores acreditam fielmente até hoje que é um jogo único e revolucionário por inventar um novo gênero. Super Mario Kart é um jogo muito importante para indústria e não reconhecer seus méritos é uma extrema burrice. Mas olhando a história dos videogames, o conceito de corridas de kart já existia, como o Power Drift de 1988 criado pelo talentoso designer produtor Yu Suzuki e as ideias de usar mascotes já estavam florescendo nos bastidores de todas as empresas gigantes da época.

Mas coube a Shigeru Miyamoto a colocar em prática essas ideias e isso chamamos de genialidade mercadológica. Dessa forma ele colocou seus personagens famosos numa corrida de kart, mas diferente do convencional. As pistas de Super Mario Kart continham (power ups) espalhados nas pistas, como formas de trapaças para deixar a corrida mais divertida e menos complexa. Nesse ponto a Nintendo criou um novo gênero que é corrida de kart de mascotes. Foi o mesmo que aconteceu com Smash Bros e Power Stone da Capcom ambos lançados em 1999, que são uma suposta "cópia" evoluída de Sonic Fighters de 1996. 

Isso é natural acontecer quando uma empresa tem muitos personagens, a tendência é eles criarem outros gêneros diferentes do tradicional de cada personagem para que todos eles possam estar inseridos no novo mundo. Dessa forma a reunião de diversos personagens de diferentes gêneros podem se juntar em jogos de luta, de esportes e até RPG.

OS SUPOSTOS CLONES DE MARIO KART

Agora vamos a lista que os nintendistas acreditam que sejam clones de Mario Kart, vamos aos mais famosos:

Diddy Kong Racing
Crash Team Racing
Sonic & Sega All Star Racing
Modnation Racing
LitlteBigPlanet Racing

ESSES SÃO CLONES DE FATO OU É IMAGINAÇÃO FÉRTIL DOS AMANTES DE MARIO KART?

Todos esses ai em cima é claro que copiaram a ideia de Mario Kart naquilo que tange em colocar mascotes em carros e ao usar itens (power ups) espalhados nas pistas. Mas todos eles tem suas identidades próprias, ou seja, a forma de jogar, a forma de usar os itens e os modos de jogos são totalmente diferentes de Mario Kart. Sem falar do mundo das pistas, com exceção de Diddy Kong Racing, que se baseam no mundo das suas respectivas franquias e dessa forma possuem gráficos únicos. Então cada um deles tem suas características próprias, tantas que seria incoerente dizer que esses seriam clones de Mario Kart, posso ser mais longe em afirmar que é uma injúria e injustiça classificar tais jogos como clones.

O QUE TEM DE DIFERENTE DE SONIC & SEGA ALL STAR RACING?

Na verdade ele é tudo diferente, como disse anteriormente, vai pegar apenas emprestado a ideia de uso de itens, coisa que Mario Kart fez escola e isso não podemos deixar de reconhecer, vamos as características únicas de Sonic & Sega Racing:

Modos:
Em Sonic Racing os modos são divididos em Single Player e Multi Player. No Single Racer, você participa de corridas em Single Racer, em Time Trials, Missões Extras e o Grand Prix que é o campeonato. No Multi Player pode-se jogar com até 4 jogadores offline em diversos modos e se preferir jogar com até 8 jogadores no modo online. Esse é seu maior diferencial, pois Mario Kart há anos não tem opção de jogo online.

Jogabilidade:
Outro diferencial importante, em Sonic Racing a jogabilidade é inspirada em Out Run 2 que foi desenvolvida pela mesma empresa, a Sumo Digital. Então os Drifts combinados com Boost, são aprimoramentos técnicos vistos em Out Run 2.

Também tenho que ressaltar que a física dos carros são totalmente diferente um do outro, essa física está intrínseca ao veiculo e não ao personagem, como acontece com Mario Kart, salvos algumas exceções.
A grande novidade da jogabilidade para esse gênero é o fato de usar especiais durante a corrida. Os itens ou power ups apesar de alguns serem originais, a maioria se inspirou nos itens de Mario Kart. E isso não é ruim, porque simplesmente não tem muito o que mais inventar depois de quase 20 anos do gênero.

Gráficos:
Esse é sem dúvida o maior diferencial: os gráficos das pistas, dos cenários e dos próprios veículos tem uma originalidade de espantar e encantar os olhos. Primeiro os carros são todos diferentes um do outro, com design próprios e de acordo com a personalidade do personagem e note que os carros não são karts. Segundo os cenários das pistas são inspiradas nas franquias consagradas da SEGA, ou seja, tem uma vasta imaginação a ser explorada pelos produtores. 

Material e ideias é que não vai faltar na concepção de novos trabalhos. E terceiro, os gráficos são de um nível bem superior se comparar com Mario Kart que pouco evoluiu. A prova é o novo vídeo de Sonic & Sega All Star Racing Transformed com gráficos ainda mais bonitos, coisa que seria impossível para atual geração que está estagnada em termos de exploração gráfica.

Sonoridade:
Outro fato que faz enriquecer mais ainda Sonic Racing é o áudio do jogo. Aqui você verá uma diversidade musical gigante indo dos clássicos pop rock de Sonic, samba de Samba de Amigo, Hip Hop de Jet Set Radio e até Bossa Nova de Billy Hatcher. Enquanto que em Mario Kart não sai das boas e velhas melodias da franquia que continua sempre no mesmo foco, musiquinhas chicletes e bem infantis. 

Alem disso em Sonic Racing existe o áudio do locutor, coisa que Mario Kart não tem e você será obrigado a escutar os mimimimis infantis dos personagens do cogumelo. Pode você até gostar desses mimimimis, mas os de Mario Kart são até demasiadamente forçado ao infantil extremo. Sonic Racing tem alguns personagens que tem esses mimimimis é o caso de Aiai, por exemplo, mas de forma geral Sonic Racing não passa vergonha quando ligado num som bem alto, isso posso garantir, por experiência própria.

Evoluir é essencial:
Mario Kart tem quase 20 anos de estrada e pouco evoluiu, coisa que a Nintendo não quer arriscar para não perder audiência e não ser alvos de críticas. Analisando isso pode ser bom e ao mesmo tempo ruim. Mas o fato é que a franquia pouco se arriscou em inovar e dessa forma os concorrentes tem a liberdade de inovar pois não tem a pressão da mídia em geral. Modnation Racer deu o primeiro passo para evoluir no que tange a liberdade de criar e personalizar pistas, pilotos e veículos, além de fazer upgrade nos veículos. Agora Sonic & Sega Racing Transformed traz uma nova evolução, trazer uma corrida variada em diversas superfícies. Uma ideia assim aprimorada de Diddy Kong Racing e Mario Kart 7. É como sempre digo não existe clone, existe uma evolução de ideias já existentes, é a tal de genialidade mercadológica.

O fato é que em Diddy Kong Racing a corrida acontece em diversas superfícies, entretanto, em uma superfície por vez, como assim? Se você começa na água, você termina nela. Portanto não existe variação de superfície durante uma corrida.

Em Mario Kart 7 existe já uma variedade, só que os veículos não se transformam, em vez disso, usam-se um acessório para ajudar em determinadas situações, por exemplo, quando está numa corrida terrestre, aparece um precipício e você é obrigado a usar uma asa delta para planar em queda livre e assim continuar a corrida ao descer...

... diferente de Sonic & Sega All Star Racing Transformed onde a corrida continua em qualquer superfície com o veículo acelerando e acontecendo a disputa seja no ar, na terra ou na água! Isso vai deixar a corrida muito dinâmica, variada e emocionante e com certeza será um passo gigante para que esse gênero esteja no seu auge.  Falta só a Sega colocar personalização dos veículos, mas creio que eles deixarão isso para outra oportunidade.

CONCLUSÃO

Esse artigo não tem nenhuma intenção de desvalorizar Mario Kart, o maior objetivo é de mostrar aos fãs e aos leigos que Sonic & Sega All Star Racing não pode ser taxado como clone simplesmente porque tem personagens correndo em karts usando power ups. Ele tem sua própria identidade e suas inspirações. É evidente que Mario Kart é a referência do gênero, mas sua fórmula está cansada e os concorrentes estão renovando o gênero e isso é bom para todos até para Mario Kart. 



4 comentários:

  1. Little Big Planet Racing será o melhor jogo desse gênero, pode aguardar

    ResponderExcluir
  2. "Foi o mesmo que aconteceu com Smash Bros e Power Stone da Capcom ambos lançados em 1999, que são uma suposta "cópia" evoluída de Sonic Fighters de 1996."

    Só que não. Sonic Fighters não envolvia a falta de limitação no cenário, seus personagens eram só transplantados de uma fraqnuia e somente uma e também não envolvia a utilização de ítens. Se for assim:

    FIFA é cópia de PES, todo e qualquer jogo de luta é cópia de Street Fighter e por aí vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIFA CÓPIA DE PES? Não sou especialista nesse gênero, mas até hoje n vejo cópia e sim uma evolução natural do gênero. Tanto que hoje o FIFA é o jogo padrão.

      Todo jogo de luta é cópia de Street Fighter 2? Sou amante desse jogo de luta, mas isso é forçar a barra demais e endeusar uma franquia. The King of Fighters, Virtua Fighter, Samurai Shodown, Super Smash Bros, entre outros, conseguiram suas identidades e contribuir imensamente com a evolução do gênero.

      O mesmo se aplica aos demais jogos endeusados como Smash Bros, Mario Kart e tantos outros que os gamers costumam babar e n reconhecer os méritos de outras franquias.

      Fácil é criar, difícil é evoluir. Essa é minha opinião. Eu digo é mt fácil está numa posição favorável de mercado, difícil é ser taxado de clone mesmo sendo melhor que o original.

      Excluir