segunda-feira, 30 de julho de 2012

Os crimes de internet como agir?



Os crimes de internet como agir?

Não sou especializado e nem advogado no assunto, mas quero contribuir e compartilhar com todos como agir em casos de crimes de internet, especificamente no caso de cyberbullying e uso indevido de imagens.

Em ambos os casos, a procedência é a de seguinte forma:

1 – Pegue todas as provas e os links dos atos. As provas podem ser imagens capturadas pelo seu computador ou vídeos também capturados do seu computador.

2 – Vá a um cartório civil e registre as provas. O responsável irá acessar na internet para verificar as provas. Sendo comprovado sua prova será autenticada imediatamente. Ou vá há uma delegacia e registre um BO (Boletim de Ocorrência).

3 – Caso você tenha grana, a primeira orientação é ir ao advogado particular, que ele irá fazer todas as tramitações processuais ou você mesmo entra com uma petição inicial no Fórum Civel da sua cidade para entrada de um Processo Cível e caso tenha paciência pode-se fazer dois caminhos alternativos a seguir.

4 – Vá a polícia civil para investigação do caso, geralmente a polícia civil tem um órgão específico que eles irão te orientar.

5 – Alguns ministérios públicos estaduais fazem à investigação, seria interessante você se informar no órgão, se existe a possibilidade de investigação.

6 – Outra alternativa, caso você não tenha condições financeiras, pode usar a defensoria pública para o caso.

7 – Não perca tempo indo para a polícia federal, eles não atuam em casos civis. Caso você seja um funcionário federal, você será acobertado.

Qual seria o processo?

O processo mais comum nesses casos são: uso indevido de imagens, dano morais e crimes contra a honra. Quando comprovados e identificados os autores do crime, o processo de julgamento é muito rápido e a indenização pode chegar a valor significantes. Lembrem, esse tipo de processo pode correr em segredo de justiça, basta você requerer. Portanto seu nome poderá ser preservado.

Quais seriam as dificuldades de investigação?

Caso o autor seja um fake ou um apelido de fórum, por exemplo, a polícia teria que ter o IP do computador dele para começar a investigação. Para isso o usuário de fórum, site ou rede social deve acionar a justiça para que o site forneça o número de identificação. Com esse número fico tudo mais fácil.

Outra dificuldade recorrente desses casos, é quando o autor do crime mora em outro estado. A sua primeira dificuldade é a dor de cabeça com a morosidade da justiça e a polícia brasileira. A segundo seriam os custos processuais e de viagem caso seja necessário, mas saiba de quem viaja mais é a outra parte que foi processada, você só viaja caso o Juiz achar necessário. Mas não esqueça, dependendo da situação, o valor da indenização compensaria todos esses custos.

É isso, se você têm alguma sugestão ou correções pode mandar mensagem, fique a vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário