quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Os 25 melhores jogos do Nintendo 64



NASCIMENTO: 23 de junho de 1996
DESCONTINUADO: 2003
ESTIMATIVA DE VENDAS: 32 milhões
HISTÓRIA:
Terceiro console doméstico da Nintendo, o N64 veio para concorrer com os consoles de peso Sega Saturn e Sony Playstation. Antes do seu nascimento foi apelidado de Project Reality e Ultra 64. Trouxe duas novidades, o controle analógico e entrada para 4 controles. Apesar de ser mais sofisticado que os concorrentes em alguns pontos, o N64 perdeu espaço para o Sony Playstation e até para o Sega Saturn no Japão. 

Dentre os fatores responsáveis: o uso da mídia em cartucho que tem pouco espaço, o custo de fabricação do cartucho era oneroso, arquitetura de desenvolvimento complexa fazia o potencial do N64 nunca ser atingido no papel e o boicote de várias produtoras famosas. Mesmo assim a Nintendo sustentou o N64 devido as vendas dos seus jogos exclusivos, o sucesso de Pokemon e as vendas do seu portátil Game Boy e Game Boy Color. Um console que marcou muita gente, especialmente pelos jogos da Nintendo e da Rare.


25º - 1080º Snowboarding
Vencedor do melhor jogo de esporte do ano de 98, 1080º é um jogo perfeito para fins de semana tediosos. Ele têm gráficos que retratam bem a atmosfera das montanhas congeladas, uma das melhores trilhas sonoras do console e uma bela jogabilidade. Entretanto, existem pequenas falhas técnicas como as sombras mal posicionadas, inteligencia artificial da CPU fraca e as puxadas rápidas, mas que não interferem na diversão e na jogabilidade.

24º -  I.S.S.Soccer 2000
O melhor jogo de futebol para o N64. Os gráficos e os menus ficaram mais modernos e dinâmicos. O jogo oferece vários modos de jogos. A maior mudança visual com certeza foi a tela de replay, bem parecido com as transmissões de tv da época. O jogo possui 100 times para sua alegria. O gameplay de ISSS 2000 é mais próximo de um arcade do que um simulador, assim poderá agradar alguns e outros não. O fato é que o jogo é bem divertido, principalmente com até 4 jogadores.

23º - F-Zero X
Sequencia direta do F-Zero do Snes, a continuação para o N64 não deixou a peteca cair e oferece ótimos atrativos. Primeiro o jogo dispõem cerca de 30 naves podendo a chegar a 1.000 km/h. Segundo o jogo cumpriu a sensação da velocidade que em alguns momentos chegar a ser insano. E por último e, não menos importante, é possível jogar com até 4 jogadores.

22º - Cruis'N World
Particularmente era um dos meus jogos predileto do N64. Apesar de perder em qualidade gráfica e sonora para o Arcade, a versão para o N64 continuou fantástica.  O jogo é viciante do começo ao fim. Dessa vez para terminar o jogo, você terá que correr em vários países como Havaí  Austrália  China, Egito, Inglaterra, França, Alemanha, Quênia, México, Rússia, EUA (Nova York) e as duas últimas pistas da Florida e da Lua. Destaco a ótima trilha sonora, em especial a do México. O game ainda oferece modo para 2 jogadores.

21º - Killer Instinct Gold
Infelizmente o N64 não se destacou em games de luta, é difícil entender porque jogos como Street Fighter Zero ou Marvel Super Heroes não foram produzido para o console. Mas, o N64 tinha um excelente representante de peso. KI Gold era a versão de KI 2 do Arcade para o N64. Apesar da bela conversão do Arcade, os gráficos e os quadros de animação foram enxutos para que coubesse no cartuchos. A maior perda foi nas cutscenes. Tirando esses detalhes técnicos bobos, o jogo em si tem todos os golpes, personagens, fatalities e ainda conta modos extras para valer a compra.

20º - ExciteBike 64
Outra excelente continuação, desse vez do seu irmão mais velho, o Nes. ExciteBike é basicamente corrida de motocross bem alucinante e divertida. Entretanto o jogo oferece muito mais do que isso. Possui um trilha sonora bem rock and roll, um locutor ao estilo dos campeonatos mundias de motocross, mini-jogos como o inusitado futebol, modo de edição de pistas e até é possível jogar o ExciteBike original em 3D.

19º - Mario Party 2
Desenvolvido pela Hudson e publicado pela Nintendo, Mario Party 2 é a continuação direta do Mario Party também para N64. O jogo é o sonho de toda criança e marmanjos que adoram jogos no estilo mini-games. A proposta de Mario Party é diversão e isso ele oferece de forma ilimitada para até 4 jogadores.

18º - Mario Tennis
Coitado de Mario, depois de participar em jogos de aventura, golfe e até mini-games, o heroi da Nintendo ainda tem tempo livre pra umas partidas de tennis. E não é que o jogo é "bacanudo" como diria um colega meu do fórum uol. Claro o jogo não é um simulador e sim um Arcade clássico, mas possui um estilo de controle bem peculiar da série. Um fato curioso desse jogo é que ele é conhecido pela introdução de Waluigi e a reintrodução da Princesa Daysi e Birdo.

17º - Diddy Kong Racing
Outro jogaço desenvolvido pela Rare. Dessa vez um jogo de corrida que parece demais com seu primo próximo, Mario Kart 64. Apesar das semelhanças, DKR tem suas características únicas. Entre elas é a possibilidade de usar três tipos de veículos diferentes, podendo correr em três superfícies seja na água, no ar ou na terra. No mesmo esquema de MK 64 o jogo tem diversos itens de trapaça para serem usados na corrida. O jogo oferece 8 personagens mais 2 secretos. Diversão mais que garantida.

16º - Banjo Tooie
Sequência direta de Banjo Kazooie e sendo mais um jogo desenvolvido pela Rare, o que se esperar? Jogaço, claro! Pouco sei a respeito do jogo, mas lendo as análises na época, foi um jogo que estuprou os limites do N64. A principal novidade desta nova versão é a possibilidade de Banjo se separar de Kazooie em determinados momentos, onde cada um, com seus devidos movimentos exclusivos, pode agir de forma independente. O objetivo do jogo ainda é coletar as peças de quebra-cabeça, espalhadas das mais diversas formas nos vários mundos que compõem o jogo. Banjo Tooie vai lhe oferecer horas e horas de diversão e aventura.

15º - Star Wars Rogue Squadron

Sendo um dos primeiros a usar o Expansor Pack de 4MB, SW Roque Squadron pode oferece uma resolução de 640x480p. Na época a resolução padrão do sistema era 320x240p a mesma do Mega Drive, para efeito de comparação. Na época foi muito elogiado pela crítica e público, principalmente pelos gráficos bem sólidos e uma boa jogabilidade de voo. Outro feito é que ele foi um dos poucos jogos não produzidos ou publicados pela Nintendo que atingiu a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Ambientado na galáxia fictícia da série Star Wars e inspirado pelo gibi Star Wars X-wing Rogue Squadron, o jogo se passa majoritariamente entre os eventos dos filmes Star Wars Episode IV e V. O jogador controla Luke Skywalker, comandante da elite de pilotos X-Wing conhecida como Rogue Squadron. Ao longo do jogo, Skywalker e o Rogue Squadron lutam contra Império em dezesseis missões por vários planetas.

14º - Super Smash Bros
Super Smash Bros primeiro jogo crossover produzido pela Nintendo que reuni 12 personagens símbolos da produtora japonesa. O jogo em si é uma mistura de vários gêneros. Jogos como, Saturn Bomberman Fight, Power Stone e Sonic The Fighters serviram de fonte de inspirações a SMB. Porém a Nintendo pegou esses elementos já existentes e reinventou o gênero, criando um game com identidade própria, tornando um nova referência de crossover entre personagens famosos de uma produtora. O jogo foi desenvolvido pela HAL Laboratory, mais um estúdio second party da Nintendo. Sucesso de vendas como todo jogo da Nintendo, SMB é um prato cheio para os amantes dessa empresa.

13º - Pokemon Stadium 2
Apesar do N64 ser carente de jogos de luta tradicionais, o console tinha jogos de luta bem diferentes e interessantes, um deles era Pokemon Stadium 2. Sequencia direta do Pokemon Stadium também para N64. O jogo oferece cerca de 251 pokemons. Era também possível linkar os jogos de Pokemons do Game Boy e assim acessar dados direto do N64 para o jogo. O jogo em si, é como se fosse uma batalha de RPG. O sucesso de vendas do game está diretamente relacionado ao desenho, mas também porque o jogo oferece vários mini-games e um multiplayer divertido. Para fãs de Pokemon esse é um jogo obrigatório.

12º - Rayman 2
O primeiro Rayman fora lançado em 1995 para Jaguar e posteriormente para Sega Saturn e Sony Playstation. A aventura se apresentava no clássico plataforma 2D e se eternizou pela dificuldade crescente que oferecia. A segunda aventura porém seria totalmente diferente. Os gráficos eram em plataforma 3D. Tem uma jogabilidade sólida, os níveis de jogos são bem bolados, quebras cabeças inteligentes e uma história simples, porém bem escrita. Rayman 2 foi sucesso de crítica e público. Considerado um dos melhores jogos para o N64. O jogo depois foi lançado para o Dreamcast com várias melhorias e adições extras, também para PC e até recebeu uma versão para o PS One. Um tempo depois recebeu uma versão adaptada para Playstation 2.

11º - Sin and Punishment
A Treasure sempre foi conhecida como produtora expert em extrair o máximo que um console tem a oferecer. Tem no seu vasto currículo jogos como Gunstar Heroes, Guardian Heroes, Alien Soldier e Radiant Silvergun. Jogos esses, com uma característica única - Ação desenfreada com muitas explosões e movimentos simultâneos na tela. E Sin and Punishment não podia ser diferente. O jogo poderia ser classificado com um shoot' em up em 3D com câmera e cenários fixo. Em resumo é classificado como um Cabal Shooter que seria um sub-gênero do Shooter Gallery como Wild Guns e Dynamite Duke. Se você precisa de um jogo com muita ação e adrenalina esse é o jogo! É tiro! É tédio aniquilado e seu N64 feliz por ter esquentado até o último chip gráfico.

10º - Star Fox 64
Como próprio Shigeru Miyamoto comentou, Star Fox 64 é como se fosse um remake do jogo original para o Snes e aproveitamento de várias ideias conceituais de Star Fox 2 que seria lançado para o Snes, mas que fora cancelado pelo próprio com a justificativa de fazer melhorias que o Snes não poderia fazer. Falando do jogo, Star Fox 64 é uma shooter com rota definida. Além de apresentar gráficos sofisticados e uma jogabilidade aprimorada, Star Fox 64 apresentou algumas novidades como as vozes dos pilotos, primeiro jogo a utilizar o acessório Rumble Pak, manobras mais avançadas como o loop e assim como Panzer Dragoon foi implementado rotas alternativas entre as missões. É simplesmente o jogo obrigatório para o N64.

09º - Yoshi Story
Simplesmente um jogo que engana pela aparência. Colorido e infantil ao extremo. Mas não se engane, Yoshi Story prima pela dificuldade crescente e só os mais fortes terminarão o game. A respeito das questões técnicas eu diria que Yoshi é um dos games mais bonitos do N64 e possui uma qualidade sonora jamais vista no console N64. Só jogando para sentir a profundidade dos seus efeitos sonoros e as composições musicais. Os gráficos e os menus são bem animados e parecem vivos de tão bem feitos. Outro ponto destacar é a jogabilidade e as animações de Yoshi que são bem engraçadas e variadas. No jogo seu objetivo é coletar 30 frutas em cada fase e usar os ovos como arma para derrotar inimigos e também coletar frutas. Simplesmente jogo imperdível.

08º - Conker Bad Fur Day
Último jogo da Rare para um sistema Nintendo, deixando muitos nintendistas com saudades da bela parceria. Também foi um dos poucos jogos a conter 512 megabits de espaço. Conker Bad Fur Day é um cartucho campeão com gráficos e animações incríveis. Como sugere todo game de plataforma 3D ação, Conker tem uma jogabilidade simples porém divertida e variada conforme os níveis. Outro fato curioso é que Conker, faz paródia de vários clássicos de cinema em suas curtcenas como Matrix, Exterminador do Futuro, Poderoso Chefão, Alien e o Resgate do Soldado Ryan. Infelizmente umas cenas bem hilárias foram censuradas pela Nintendo por achar ofensivo a marca Pokemon. Mesmo assim é considerado por muitos o melhor jogo do N64.

07º - The Legend of Zelda Majoras Mask

O jogo obteve boa recepção, vendendo mais de 3 milhões de cópias.
Majora's Mask é o sexto jogo da série, e segue a história após Ocarina of Time. O jogo diferencia-se do resto da série por não se passar em Hyrule e não ser centrado na Triforce e na Princesa Zelda. A história se desenrola em Termina, uma espécie de "mundo paralelo", em que o protagonista Link deve tentar impedir que a lua colida com o planeta, provocando o apocalipse, após ser tirada da sua órbita pelo mascarado Skull Kid.
A jogabilidade transcorre por três dias em que a lua vai desabando, com o uso de viagem no tempo para "reviver" os dias e máscaras de transformação.

06º - Mario Kart 64

Com certeza MK 64 foi o jogo que mais influenciou a estética gráfica e a jogabilidade dos futuros Mario Karts e até de alguns concorrentes como Crash Team Racing e Diddy Kong Racing. O jogo em si é praticamente o mesmo do anterior Super Mario Kart para o Snes. A diferença mesmo está nos gráficos e nas melhorias na jogabilidade devido ao fato do jogo ser em 3D. Uma delas é que não tem mais as moedas nas pistas e o número de voltas caiu para três em vez de cinco. De resto é o mesmo esquema visto em SMK. Diversão garantida!

05º - Resident Evil 2

Posso dizer que RE 2 para N64 é um milagre tecnológico como foi Street Fighter Zero 2 para o Snes. Como colocar 1300Mbytes num cartucho de 512Mbits? A Capcom juntamente com a Angel Studios conseguiram tal feito e o melhor de tudo que o trabalho ficou impressionante e não deve nada ao original PS One e até em muitos pontos superam o concorrente. Dentre as melhorias estão na qualidade da texturização dos personagens e zumbis e a resolução de tela que está consideravelmente maior e consequentemente mais nítido, graças ao uso do cartucho de ram de 4MB. A única perda considerada foram as cutscenes que perderam qualidade de vídeo e as vozes. Isso foi necessário para que coubesse no cartucho. Facilmente pode ser considerado melhor game do N64.

04º - Perfect Dark
Considerado sucessor espiritual de Golden Eye 007 e também considerado um dos melhores games de FPS de todos os tempos. Perfect Dark usa e abusa dos limites técnicos do N64. Usando o expansor de memória ram de 4MB, você verá gráficos em resolução de primeira e som com qualidade dolby surround. Apesar de ter um FPS inconstante o jogo foi bem elogiado pela crítica e público. Também sucesso comercial, vendendo mais de 2 milhões de cópias. Outro ponto, era um jogo bastante variado em seus modos de multiplayer, dando um fator replay considerável. Jogo obrigatório pra qualquer fã de FPS.

03º - The Legend of Zelda Ocarina of Time
Os amantes de Zelda e claro os apaixonados pela Nintendo, o reverenciam como o maior jogo de todos tempos. Exagero? Até pode ser, mas sem sombra de dúvidas esse jogo prima pela seu conjunto. Ele oferece gráficos 3Ds, sons incríveis  jogabilidade perfeita e uma história digna dos melhores contos infantis ou de fadas. Um jogo que mistura dois gêneros, aventura e rpg. A Lenda da Triforce, novas raças do mundo Hyrule e claro os personagens marcantes Link e Zelda tornaram um simbolo e uma religião para muitos fãs dessa obra prima de Shigeru Miyamoto.

02º - GoldenEye 007
Produzido pela Rare, Golden Eye sempre é listado entre os melhores jogos de FPS de toda história principalmente por criar um modo multiplayer bem variado e divertido, experimente jogar com até 4 jogadores e entenderá. Outro destaque era o inovador sistema de menu durante o jogo que lhe dava uma sensação de dossiê típico de serviços secretos britânicos. O roteiro do jogo é baseado no filme homônimo do agente 007 lançado em 1995. Em sua campanha principal o game oferece desafios crescentes e mesmo com a I.A fraca, você terá muita dor de cabeça para terminar o game antes de 10 horas. Em se tratando de pontos técnicos, está tudo nos conformes, gráficos e sons bem representados para o gênero. Um jogo que fez história e orgulho de todo dono de Nintendo 64.

01º - Mario 64
Você não pode concordar mas o bigodudo como sempre faz diferença nos consoles Nintendo e pra não perder o costume a nova aventura de Mario revolucionou mais uma vez. Dessa vez, no gênero aventura plataforma 3D. O jogo foi lançado em 1996 e apresentou gráficos impressionantes para época, principalmente pela liberdade que Mario tinha nos cenários 3D. Além disso, Mario 64 serviu para impulsionar as vendas do consoles. Quem não lembra da cabeça animada de Mário na demo do cartucho em diversas vitrines de lojas comerciais? A história de Mario 64 pouco mudou, dessa vez resgatar as 120 estrelas que não será nada fácil e claro salvar a Princesa Peach. Eu considero um dos jogos mais difíceis e longos da série Mario. E você o que está perdendo? Vai jogar Mario 64 fera!

MENÇÕES HONROSAS
Donkey Kong 64
Jet Force Gemini
Paper Mario
Turok 2
Beetle Adventure Racing
Banjo Kazooie
F1 World GrandPrix II
GT 64 Championship Edition
Ogre Battle 64


16 comentários:

  1. Akele golden eye ta mais pra cs source naum ta naum? XDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Golden Eye foi lançado em 1997. Couner Strike em 1999.

      Não tire o mérito do jogo, Golden Eye foi um dos grandes motivos que muitos gamers optaram por comprar um N64. Acho que o game só não vingou mais porque todas as plataformas migraram pra CD enquanto a Nintendo ainda insistia nos Cartuchos. Os jogos do N64 eram divertidíssimos, mas a falta de alguns recursos gráficos e efeitos sonoros (por exemplo, no Playstation 1 era possível reproduzir som de orquestra com qualidade de CD, algo muito top na época), isso acabou deixando o console da Nintendo pra traz.

      Playstation era foda véio, derrubou N64, Sega Saturn, 3DO, Dreamcast e GameCube. Depois que veio o PS2 não teve mais pra Nintendo. Perdeu o trono de rei dos Consoles.

      Nintendo sempre inovou, mas a teimosia conservadora é que deixa a empresa sempre em último lugar hoje em dia... :(

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Ta louco??? Quem derrubou o Dreamcast e GameCube foi PS2!!! E mesmo assim o N64 como toda sua limitação, ainda teve fôlego por um bom tempo

      Excluir
    4. Verdade mesmo sendo menos poderoso em quase tudo em comparação com o Game Cube o PS2 o deu uma surra no Game Cube,no xbox (o primeiro) e no Dreamcast e virou o console mais vendido até hj por causa de seu antecessor o PS1 e a facilidade da pirataria de jogos de PS2

      Excluir
  2. O ultimo jogo da RARE lançado para um sistema nintendo foi o Star Fox adventures para Game Cube e não o Conker do n64

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o ultimo jogo da RARE para um sistema da Nintendo foi Banjo Pilot

      Excluir
  3. e uma imagem do cs source eu tenho ogoldeneye de n64 no meu pc e e bem diferente o multi player e o jogo normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kra imagem do cs source? Tu ta doidão o Source foi lançado em 2007 baseado em engine source uma das melhores da época, em quesitos de iluminação, física e etc. Olha bem pra imagem comparando os gráficos do cs source com aquilo não tem como nem dizer que os dois são fps. Logicamente respeito o Golden Eye até porque joguei mto e ainda jogo, mas essa comparação é ridícula no minimo.

      Excluir
  4. Ótima a sua lista de jogos do Nintendo 64!
    Para matar a saudade, vou deixar a dica onde eu jogo online todos estes games listados:
    Jogos de Nintendo 64
    []s

    ResponderExcluir
  5. Já podia sair uma lista com os 25 top games do Game Cube !!

    ResponderExcluir
  6. Finalmente um que não coloque zelda em primeiro kkk, o meu favorito do N64 é sem duvidas o Sin and Puniishment

    ResponderExcluir
  7. É uma enorme injustiça essa lista não coroar Zelda Ocarina of Time em primeiro lugar. Zelda foi um divisor de águas na história da Nintendo.

    ResponderExcluir