terça-feira, 19 de março de 2013

Bate Papo Gamer - Os consoles da próxima geração

NEXT GENERATIONS CONSOLES
Bom Dia amigos do blog! A partir de hoje começa a coluna "Bate Papo Gamer" onde terei a oportunidade de compartilhar o que penso sobre os assuntos mais polêmicos e pertinenentes a indústria de jogos. Hoje o assunto é "Os consoles da próxima geração."

É verdade que o Wii U já foi lançado e todos conhecem seu potencial. Mas parece que seus holofotes passaram mesmo para os próximos consoles da geração que efetivamente irão justificar a próxima geração que é o caso do PS4 e X720. Mas antes vou falar um pouco do Wii U.

Como todos devem estar ciente, a proposta do Wii U, mais uma vez, é oferecer uma jogabilidade diferente da concorrência a favor de gráficos menos sofisticados mas que apelam pela qualidade e simpatia dos jogos exclusivos da Nintendo e de algumas parceiras. O problema da Nintendo é justamente nisso, quem compra Wii U fica entrelado apenas a seus produtos e algumas sobras de presentes de Thirds Parties. Vou listar os pontos que não favorecem a um Gamer True (gamer de fato que não é ista de nenhuma empresa e que compra o console principal que lhe der na telha) a investir no Nintendo Wii U:

Porque o Medo de comprar o Wii U:

- Console tem o preço que não conduz com seu hardware defazado;

- O seu controle Tablet pode ser um calcanhar de Aquilis. Apesar de ser uma ideia bacana, isso pode atrapalhar no desenvolvimento de jogos multiplataforma, podendo provocar cancelamentos de jogos, devido ao custo extra de desenvolvimento;

- As Thirds Parties podem ficar reciosas a respeito das vendas dos jogos, já que, nos consoles da Nintendo vendem mesmo os jogos da própria fabricante, salvos exceções de algumas thirds parties;

- O espaço de disco rígido vai contra maré da nova tendência mundial dos jogos digitais;

- O Wii U pode ficar obsoleto quando os consoles de PS4 e X720 estiverem no mercado e isso também pode provocar boicote das produtoras, como aconteceu com o Wii.

O que pode salvar o Wii U:

- O dinheiro da Nintendo, isso sempre foi seu ponto forte. Dessa forma a Nintendo pode investir em publicidade para atrair publico que não é seu alvo.

- As franquias Nintendo e os seus consumidores fieis a marca.A E3 2013 pode ser a jogada mestra pra Nintendo mostrar que vale a pena comprar o Wii U.

- O mercado japonês, como fez com o Nes, Super Nintendo, Game Cube, Wii e todos seus portáteis salva a Nintendo nas vendas de softwares ou hardwares. Como japas são tradicionalmente conservadores e protecionistas aos seus interesses (produtos internos), a Nintendo tem uma benção em casa para se salvar de prejuizos de vendas. Coisa que não acontecem em empresas como Sony e Sega, que não tem apoio do governo federal. Nintendo é um simbolo japonês, uma marca exportadora da cultura japonesa.

 Os consoles da próxima geração:

Agora voltando aos consoles da próxima geração, o PS4 já foi anunciado em conferência própria da Sony. Boa parte da comunidade gamer ficou entusiasmado com as novidades e o que o console da Sony pode oferecer além dos jogos. Eu pessoalmente adorei a ideia do botão de gravação do gameplay e do sistema Gaikai, entre muitas outras possibilidades. Além claro do poder de processamento do console que bate fácil muitos computadores ultra equipados e que custam uma fortuna.

Outra coisa que me deixou animado é que o console da Sony é totalmente uma rede social integrada e o desenvolvimento de jogos para o console foi simplificado, ou seja, ficou mais fácil de densenvolver. E não posso deixar de comentar sobre os exclusivos da Sony, quem não sonha com um novo Uncharted ou God of War, né verdade? Mas e o preço? Isso só saberemos na E3 2013. Mas se for algo entre 300 a 400 dólares, muita gente vai comprar o console no lançamento. Quando digo muita gente, eu digo mais de 10 milhões.

E o X720? Pouco se sabe, existem muitos rumores sobre seu potencial, alguns especialmente comentaram que o console seria mais potente em alguns pontos que seu concorrente principal. Outro rumor bem legal seria a evolução natural do Kinect 2 e ele não seria mais um acessório. Eu pessoalmente torço que o Kinect 2 tenha menos espaço de liberdade e seja claro mais preciso. Um rumor aponta que ele será capaz de reconhecer os dedos humanos. Mas tem um rumor que não gostei, que o console da Microsoft poderia terbloqueio de jogos usados. De qualquer forma sabe-se pouco, até quando a Microsoft anunciar oficialmente todos as novidades do seu próximo console.

O blogueiro aqui por hora está muito animado com o PS4 e as possibilidades do X720. O Wii U, assim como foi com o Wii, não terá vez na minha sala. Quem sabe num futuro não tão distante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário