domingo, 28 de abril de 2013

As empresas de jogos mais valiosas no mercado de ações


Os especialistas geralmente usam o termo "Market Cap" ou "Market Value" para estimar o Valor de Mercado de uma empresa de mercado aberto, ou seja, empresa que tem ações em bolsa de valores. Esse valor nada mais é o valor total de ações que a empresa negocia, multiplicando essa quantidade pela sua cotação atual, ou seja, quanto maior este valor, maior o valor de mercado para uma eventual compra de uma empresa pela outra.

Mas vale ressaltar que nem sempre o Market Cap é preponderante. Existem outros fatores que fazem sub-valorizar ou super-valorizar um Market Cap, como o valor patrimonial da empresa, as oportunidades (potencial de crescimento e o know-how), o faturamento (capacidade de venda), a rentabilidade (capacidade de gerar caixa), a capacidade de crédito e sua fatia de mercado. O importante é que o Marke Cap é a primeira informação que todo investidor ou potencial comprador terá como base para uma futura negociação.

Dessa forma eu pesquisei no site da Forbes e em outras fontes, o Market Cap das empresas de jogos e/ou consoles. Em algumas empresas japonesas, o valor do Market cap estava em iene e fiz a conversão para dólar (0,0102). No caso da Ubisoft, o valor estava em euro e foi convertido para dolar (1,303). Os valores estão atualizados na base média da cotação entre março e abril de 2013. Importante frizar que o Market Cap tem variação diária conforme o volume de captação de negociação, ou seja, as altas e baixas nos preços das ações nas principais de bolsas de valores.

01. MICROSOFT - $ 234,83 BILHÕES
Fonte

02. NCSOFT CORP - 36,98 BILHÕES
Fonte

03. SONY - $ 17,6 BILHÕES
Fonte

04. ACTIVISION BLIZZARD - $ 16,50 BILHÕES
Fonte

05. NINTENDO - $ 14,39 BILHÕES
Fonte

06. SEGA SAMMY - $ 6,77 BILHÕES
Fonte

07. ELECTRONIC ARTS - $ 5,37 BILHÕES
Fonte

08. NEXON CORPORATION - 5,36 BILHÕES
Fonte

09. NAMCO BANDAI - 3,94 BILHÕES
Fonte

10. KONAMI - $ 3,1 BILHÕES
Fonte

11. ZYNGA - $ 1,94 BILHÕES
Fonte

12. SQUARE-ENIX - 1,47 BILHÕES
Fonte

13. TAKE-TWO INTERACTIVE - $ 1,34 BILHÕES
Fonte

14. CAPCOM - $ 1,11 BILHÕES
Fonte

15. UBISOFT - $ 1,06 BILHÕES
Fonte


SOBRE ALGUMAS EMPRESAS:

NCSoft - Uma gigante sul koreana que desenvolve jogos online, o mais conhecido Lineage, Guild Wars e City of Weroes.

Zynga - É uma desenvolvedora dos EUA. A empresa desenvolves jogos online e aplicativos em redes sociais, como FarmVille, CityVille e Café World

Nexon -  É uma desenvolvedora e editora de jogos da Coréia do Sul, mas sua sede atual reside em Tóquio. O foco da companhia é lançar jogos digitais gratuitos. O rendimento é proveniente da venda de itens relacionados a estes jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário