quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bate Papo Gamer: One Love, One Box, One Anger, Xone

Xbox One, novo console da Microsoft

UM AMOR, UMA CAIXA, UMA RAIVA, XBOX ONE

Ontem dia 21 de Maio de 2013 as 14h no horário de Brasília a Microsoft nos apresentou seu novo console da próxima geração, entitulado Xbox One. Durante a maior parte da conferência, a Microsoft se ateve a demonstrar os novos recursos do console, o potencial gráfico em algumas demonstrações, o aprimoramento da tecnologia Kinect e da reformulação do design do controle do Xbox 360. Apesar de bons upgrades para proxima geração, o Xone não teve uma boa receptividade de crítica e público. A tragédia dessa repercussão se ateve as decisões equivocadas da nova política de consumo da Microsoft.

A PAIXÃO QUE TORNA ÓDIO

Vejamos algumas dessas decisões:

- Ao tornar um console multimídia com a real intenção de competir com a Google e Apple, fez o hardware ter um tamanho físico desproporcional. Especula-se que será o console mais caro da próxima geração com o pacote completo, girando em torno de $ 500 no lançamento.

- Nome confuso, One? Um? Porque não Xbox 720 ou Xbox Infinite, ou até o Xbox 3, caso não tivesse tanta criatividade. Mas eles decidiram colocar One para associar ao conjunto de recursos que o console oferecerá em um único pacote. Você gostou? Eu não gostei.

- O bloqueio de jogos usados e o uso de taxa para rodar de jogo usado é o cúmulo da burrice capitalista. Você dono do produto, perdeu a liberdade de compartilhar, trocar e até vender seu jogo. Para os analistas financeiros, chamamos isso de bi-tributação, já que a receita auferida pela taxa do usado é cabível incidência de imposto. Então fico imaginando como a Microsoft irá fazer isso no Brasil, já que essa prática é ilegal.

- O controle do Xone ficou bonito, mais magro e arrojado. Porém manteve as famosas pilhas! Uma atitude totalmente retrógrada da Microsoft, tendo em vista, que o concorrente utiliza bateria interna.

- A obrigatoriedade de ficar online pelo menos uma vez por 24 horas e o pior, alguns jogos exigirão uma ligação constante com a Xbox Live. E para piorar a situação tudo indica que a Xbox Live não será um serviço gratuito como acontece com a PSN, serviço de rede online da Sony Playstation 3 e 4.

- Os recursos como a TV ao Vivo no console ficou a princípio restrito ao mercado americano, apesar da intenção da Microsoft trazer o serviço para outras regiões, mas torna-se claro que a Microsoft quer focar as vendas de seu produto nos EUA.
  
Dessa forma, esse conjunto de noticías negativas chegou até afetar as bolsas de valores, fazendo com que a Sony e a Nintendo (principais rivais do setor) tivessem aumentos substanciais nas suas ações. Isso não signficara, apriore, que a Microsoft tera sérios problemas de vendas no futuro, mas é um prenuncio que essas decisões poderá justificar um resultado previsto inferior.

YOU SAY ONE LOVE, ONE LIFE

É bem verdade, que nem tudo é tempo ruim, e nessa tempestade toda, a Microsoft trouxe boas notícias, como um Hardware competente que competirá de igual pra igual com o Playstation 4, mesmo este sendo um pouco superior em nivel técnico. E o mais importante promete mais de 15 jogos exclusivos, sendo 8 inéditos, todos para o próximo ano. Um deles já anunciado, trata-se de Quantum Break produzido pela mesma criadora de Alan Wake, Remedy.

Outra notícia interessante é a expansão da marca Halo, que terá uma série de TV produzida por nada menos Steven Spielberg. A produção terá atores reais e o estúdio responsável pelas filmagens será a 343 Industries da própria Microsoft. Nada foi revelado se a série será exclusivo ao Xbox Live ou a confirmação da participação do personagem principal da franquia, Master Chief.

O Kinect 2 infelizmente não será integrado ao console, porém está mais sofisticado e menor. Dentre as melhorias, o kinect pode ser usado com uma menor distância de uso dentro de um ambiente fechado.

E pra terminar a sábia decisão de usar Blu-Ray como mídia principal do console!

Enfim o Xbox One nasceu como um console controverso e só o tempo dirá que aquelas decisões serão benéficas ou maléficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário