quinta-feira, 9 de maio de 2013

Bate Papo Gamer: Wii U e seus dilemas

UM POUCO DE HISTORIA
A Nintendo era a fabricande de consoles dominante dos anos 80, não tinha concorrência praticamente, até surgir um leão faminto, a SEGA, que jogou pesado no inicio dos anos 90 e derrubou sua liderança no mercado ocidental. Apesar da Nintendo ter  recuperado sua liderança mundial, durou pouco tempo, pois em 1995 surgiria outro concorrente osso duro de roer, a SONY.

Desde então a Nintendo nunca teria paz em dominar o mercado de outrora. Tanto que nos anos seguintes ela viu a Sony praticamente dominar nas vendas e transformar seu produto em sinômino de videogame de massa. Com Playstation One a Sony vendeu mais de 100 milhões de consoles mundialmente contra apenas 32 milhões do Nintendo 64 e na geração seguinte com Playstation 2 com mais de 150 milhões de unidades vendidas contra apensas 22 milhões do Nintendo Game Cube.

Assim a Nintendo foi forçada a mudar sua estratégia com o seu próximo console, o Wii. Como todos sabemos ela focou nos jogos casuais e de movimento, sacrificando o hardware. O resultado inicial foi ótimo e trouxe lucros bilhionários para a empresa, recuperando sua imagem e sua liderança mundial. Entretanto devido a esta proposta e um hardware inferior ao PS3 e Xbox 360, o Wii perdeu sua força de inovador e desde 2011 que tem poucos jogos interessantes e suas vendas caiu drasticamente.

Para evitar esse espaço vazio que a Nintendo deixou para o Wii, ela antecipou o lançamento do Wii U em 2012 para que finalmente os fãs da marca tenham a experiência da Nintendo em HD. Depois de longos seis anos atrasadas tecnologicamente, você terá a chance de ver gráficos Nintendo ao nivel de PS3 e Xbox 360. Mais uma vez a proposta da Nintendo é diferenciada...Será que vai pegar novamente?

O LADO A QUE VIRA LADO B
Como vocês devem saber, o Wii U é um console da Nintendo da próxima geração, com uma proposta de jogabilidade diferente graças a seu controle tablet e com gráficos mais avançados, um pouco melhor que os consoles HD atuais. Apesar da plataforma ter pouco meses do mercado, ainda não mostrou pra que veio e os jogos de multi-plataforma já lançados não demonstrou a diferença superior em relação ao desempenho dos consoles HD (PS3 e Xbox 360), pelo contrário, mostrou ter dificuldade de oferecer o mesmo nível gráfico.

Exemplo disso, são os jogos Mass Effect 3, Batma Askham City e Assassines Creed 3. É claro que ainda tá cedo e o tal poder oculto do Wii U pode mostrar serviço ainda em 2013 e 2014. Mas demonstra que a experiência gráfica do Wii U não vai ser tão diferente naquela vista dos consoles HD. E fica a pergunta no ar, LABO B OU LADO A?

JOGOS IMPORTANTES SENDO CANCELADOS
Os mais fãs da Nintendo estão até jogando a toalha, não tem como contra argumentar, o fato é que o Wii U não está recebendo sua atenção devida e vemos semanalmente anuncios de cancelamentos ou exclusão de jogos multiplataformas de grandes produtoras. O Wii U não recebeu e não vai receber na data de lançamento os seguintes jogos:
  • Tomb Raider
  • Metal Gear Rising: Revengeance
  • GTA V
  • Fifa 2014
  • Battlefield 4
  • Remember-me
  • Bioshock Infinite
  • Dead Island Riptide
  • Dead Space 3
  • Dragon Age III
E3 2013 A LUZ FIM DO TUNEL
A Nintendo tem a esperança que a E3 seja a largada da virada com o anuncio de novos jogos de suas galinhas de ouro (Mario, Zelda e Pokemon) e dos jogos exclusivos de thirds parties. Mas depois que ela cancelou sua conferência do nivel das outras, os jogadores e a mídia temem que a Nintendo estaria com medo novamente de encarar a Microsoft e a Sony. de frente. E com isso assumir uma postura publicamente de que o Wii U não é produto concorrente direto e que tem um proposta de jogabilidade diferenciada, na diversão, ou seja, bla bla bla e a mesma história se repete.

AS PRODUTORAS TEMEM
Muitas produtoras indies e grandes produtoras estão com vários receios com o Wii U:
  • A Nintendo vende seus kits de desenvolvimento mas não facilita a comunicação entre ela e a produtora;
  • O alto risco de investir em jogos no Wii U é acarretado pelas fracas vendas iniciais e pela concorrência ter uma base bem maior;
  • A concorrência da própria Nintendo, quem compra Nintendo Wii U cerca de 70% desses consumidores estão interessados em comprar jogos Nintendo, deixando uma margem de 30% para os demais jogos. Isso é frustrante para qualquer produtora;
  • O Wii U está sem suporte a Unreal Engine 4 e a outras engines importantes de outras produtoras. Essas engines são cruciais para o desenvolvimentos dos jogos para próxima geração e faz diferença nas versões.

E O DILEMA PARA O JOGADOR E CONSUMIDOR CASUAL
É claro que não poderia de comentar o mais importante, como fica o jogador e o consumidor casual. Evidente que a maioria está confuso de qual é a proposta do Wii U. É casual ou meio termo? É o Wii ou Wii U? Posso rodar jogos do Wii U no Wii? Essa seria alguma das perguntas mais frequentes. O fato é que a própria Nintendo está confusa e até fez campanha para ensinar as diferenças entre Wii e o Wii U.

Mas o dilema fica para quem tem PS3 e o X360, vale a pena comprar o Wii U? A verdade é que quem tem um desses dois consoles HD, não vai fazer nenhuma diferença até o momento em comprar o Wii U por várias motivos:
  • Os jogos multi não vale a pena o investimento, pois mesmo com o diferencial do tablet, a experiencia não é tão atraente;
  • Os jogos exclusivos são meramente um luxo e exclusivo para jogar em familia
  • O controle inspirado no Xbox 360 é horrível para jogos FPS e TPS.
  • Os controles são a pilha
  • Poucos jogos na rede online e poucas pessas desfrutam dos jogos online
  • Os jogos exclusivos são direcionados ao publico infantil, familia e aos fãs da Nintendo
CONCLUSAO
O Wii U ao meu ponto de vista, é uma aposta arriscada e ousada. Pode ser um sucesso completo como foi o Wii ou simplesmente um fracasso a longo prazo como foi o Dreamcast. Que as forças do cogumelo estejam com a Nintendo. Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário