terça-feira, 10 de setembro de 2013

05 coisas que odiamos no mundo gamer

01 - Eu odeio listas da IGN

Uma coisa é verdade nesse universo gamer, nenhum gamer fica satisfeito com qualquer lista. Mas a IGN é considerada a mais odiada por todas. Alguém sabe explicar o por quê? Será o fato que eles dão muito privilégio para algumas fabricantes e outras não? Será que eles não são coerentes ou porque  fizeram uma lista de acordo com o gosto deles em vez de uma pesquisa mais séria na qual todos experimentaram os jogos que constaram na lista? É obvio que a IGN e tantas outras fazem listas por mero gosto pessoal e as vezes coloca um joguinho ali pouco desconhecido para fazer média, mas por trás dessa lista, existe sim tendenciosismo e o marketing da polêmica para conseguir audiência. Resultado, toda lista que esse site publica centenas e milhares de gamers em todas comunidades e no próprio site se guerreiam a favor ou contra a lista. E por mais que odiamos, ainda caímos nessa armadilha e pior muita gente acredita fielmente nessas listas.

02 - Eu odeio fanboys e istas

Em todas comunidades é comum essa figura que defende e veste a camisa da sua empresa preferida. Todo mundo tem suas preferências, mas o fanboy ou ista vai além, ele tende a sempre colocar seu gosto superior ou melhor que o dos outros. Dessa forma surgem diversos personagens em comunidades com o intuito de fazer a sua propaganda para sua marca querida. Deles nascem os famosos haters de empresa rival que poluem todos fóruns e comunidades de games. Mas qual o segredo para exterminar essa raça? Basta não dar atenção, o famoso gelo, que essa figura corre para outra comunidade para enfim conseguir seu objetivo.

03 - Eu odeio Metacritic

A famosa média da controvérsia. Será que todo jogo será considerado bom ou ruim através dessa média. Será que não existem interesses por trás disso. Por que nem todas notas são publicadas. Por que não existe critérios mais transparentes e coerentes para inserção de notas no site? O pior de tudo, é que os jogadores agora avaliam um jogo bom ou ruim através dessa média, antes mesmo de jogar propriamente. Estamos chegando ao cúmulo de jogadores acreditarem que o jogo é bom se, somente se, o jogo tiver média maior que 8,0. Abaixo disso o jogo é ruim! Interessante não?

04 - Eu odeio o Vgchartz

Quem nunca falou de Vgchutes? Tem gente que ainda acha esse site tem credibilidade e ser fonte primária para dados de vendas. Tá certo que eles fornecem uma boa fonte de dados sobre determinados jogos e consoles, mas infelizmente a maioria dos dados são desatualizados e fora da realidade, principalmente de jogos poucos divulgados ou jogos que eles não tem afinidade. Na verdade o Vgchartz funciona como uma estatística através de uma coleta de dados de uma pequena amosta do varejo. Depois que os principais contabilizadores de vendas lançam seus relatórios, como a NPD Group, eles o atualizam. Portanto, quando você ver as vendas semanais lançadas pela Vgchartz, tenha em mente que é apenas uma tendência que pode ser confirmada ou não. E nem sempre os números de vendas coincidem com o número correto. Tanto pode variar pra mais ou para menos. Logo Vgchartz não se pode confiar totalmente como fonte única de credibilidade de uso de dados de vendas.

05 - Eu odeio análises de sites

Quem nunca odiou uma nota de um site importante, daquele jogo que você tanto gostou e quando foi ver a nota, discordou completamente. Será que todas as notas publicadas nas principais mídias condizem com a realidade ou é apenas uma manipulação para favorecimento de determinados produtos concorrentes ou de seus gostos pessoais? Não se sabe e não podemos afirmar veemente. Mas o certo é que boa parte das notas não refletem realmente a qualidade do jogo. Existem diversos teorias para chegar ao entendimento comum porque as notas são tão variadas. Uma delas é que o jogo é como música ou um filme, dependerá da pessoa que o está avaliando, ou seja, toda nota que se preze, terá reflexão ao subjetivo do que uma mera avaliação objetiva ou conceitual. A polêmica da nota também é justificada  pela falta de critérios transparentes que explicam aquele valor.

Existem outras coisas que vocês tanto odeiam, pode ser desse blog, de revistas, de sites e de até editores especializados. O importante é criticar sem faltar com respeito. A internet é livre para publicação de opiniões, mas não podemos ultrapassar os limites. Mesmo odiando tudo isso podemos aproveitar e filtrar as informações que sites e editores nos fornecem. Lembrem, no fundo isso tudo é apenas diversão, não se matem por isso, não vale a pena!

Um comentário:

  1. Vou comentar em cima das coisas que considero cruciais.
    As listas da IGN são esquisitas demais.
    Quando parece que eles encontram um equilíbrio adequado, do nada colocam alguma coisa sem nexo numa colocação razoável e fica difícil avaliar seriamente o resto HAUHAUAHUAHUA.
    Quanto ao ismo, isso sempre vai existir, e provavelmente não há cura pra isso. As preferências divergem, e sempre irão existir os exaltadinhos.
    E os sites especializados deixaram de ser confiáveis faz tempo.
    Dificilmente levo as notas de qualquer que seja o site (nacional/gringo) a sério.

    ResponderExcluir