segunda-feira, 23 de junho de 2014

Nintendo e seu Lado B da história dos videogames


Nintendo sempre foi uma empresa símbolo de diversão e inovação na indústria dos videogames. Além disso a empresa sempre foi referência de administração, visando sempre investimentos com operação saudável, cujo objetivo foi sempre obter lucro para uma vida financeira prolongada. Para isso a empresa desenvolveu vender a sua imagem perante seus clientes. Imagem essa que até hoje é praticamente intocável. Essa imagem é a empresa que vende jogos para crianças e família, além de ser a empresa que vende jogos únicos , divertidos e originais. Bem é verdade que ela conseguiu esse sucesso vendendo a imagem de boa moça, mas também o sucesso veio com a venda de imagem de seu maior símbolo, Miyamoto, o criador de Mario e Zelda. Mas nem tudo são flores, o sucesso também tem seus podres, e não existe nenhuma empresa santa nesse mercado e isso inclui a própria Nintendo. Nesse artigo vamos conhecer algumas curiosidades que poucos arriscam a comentar:

NINTENDO NEM TUDO SÃO FLORES

JOGOS COLORIDOS E INOCENTE, NEM TANTO! - A Nintendo sempre apelou para uma imagem de família, para que os pais adotem a Nintendo como produto adequado para seus filhos e netos. E deu certo, até hoje os pais seguiram com essa tradição, de geração passando para geração. A família Nintendo é uma realidade hoje. Entretanto essa imagem de boa mocinha educada e certinha tem servido de ironia e contradição em seus jogos, pois de toda maneira para atingir seus objetivos, os personagens da Nintendo usam de violência e abuso de espécies. Vejamos o caso de Mario, o cara come cogumelo, monta em yoshi pra comer outros animais, usa um rabo e roupa de pele de guaxinim e adora descer pelo canos. Alem disso, o bigodudo não fala muito, mas em vez disso, usa efeitos sonoros alegres e suspeitos de sua masculinidade, além de suas poses bem femininas. E tudo isso pra salvar uma princesa raptada. Os fins não justificam os meios, mas pra Nintendo isso pouco interessa.



DONKEY KONG - a Nintendo afirmava ser um jogo original que não tinha nenhuma inspiração, a Universal meteu um processo nela pois o jogo é praticamente a mesma ideia do filme King Kong, mas a Nintendo conseguiu a vitória na justiça e vender seu jogo de arcade sem restrições.



MALA PRETA - a Nintendo monopolizou o mercado de jogos eletrônicos entre 1984 a 1990. Pra isso ela fazia diversos contratos de exclusividades, fazia jogo de influência na mídia e na justiça e até obrigando  e controlando as thirds parties que ela tinha aproximação, como Capcom, Konami, Square e Namco. Alguns exemplos dessa podridão: A Nintendo era puritana, não gostava da violência nos jogos da Sega, entrou na justiça americana e na mídia para tentar banir as vendas dos consoles e jogos  da Sega naquele pais. 
A Electronic Arts também foi assediada como cachorro obediente, mas nessa a Nintendo se deu mal, a Nintendo queria que a E.A  fizesse jogo inferior e com poucas quantidades para não afetar as vendas de seus jogos. A Nintendo também obrigava que outras thirds parties fizessem jogos diferentes e inferior aos concorrentes, mas as vezes o tiro saia pela culatra.



SUPER MARIO BROS - um jogo revolucionário que definiu os jogos de plataforma. Mas a Nintendo até hoje não tem humildade de reconhecer suas influências tiradas obviamente de diversos contos infantis, principalmente de Alice, uma dívida enorme com a literatura infantil. Mas como a Nintendo é inteligente, e sabe como ninguém vender uma ideia, ela faz Miyamoto um gênio, e a mídia e os fans acreditam nisso até hoje. O cara que criou Mario, Zelda e Star Fox e que supervisiona todos os trabalhos da Nintendo. Boa tática! Salvar a princesa do castelo, quanta originalidade!



VIRTUAL BOY- Mais uma vez a Nintendo vende como algo inovador e único. Sendo que a tecnologia por trás do Virtua Boy é a mesma usada em câmaras ou filmadoras 3D desde os anos 80 e também foi usado no óculos 3D do Master System. A Sony faz isso atualmente com o Playstation 3 e hoje a Nintendo nem arrisca a fazer. Apenas com o 3DS que tem um 3D que também não é revolucionário como ela costuma publicar.


MARIO KART - Outro jogo massa que revolucionou o gênero de corrida, mas que mais uma vez os criadores da Nintendo não tem referências para tais "genialidades". Mas quando você investiga a fundo, fica fácil de ver que videogame ainda não teve o seu Cidadão Kane (The Last of Us pode até conseguir esse título). Mario Kart é na essência uma Corrida Maluca do desenho com elementos de jogo de Road Rash e Power Drift. Porque trapacear com itens já existia há muito tempo, a maior escola foi a própria Warner Bros com seus desenhos insanos. E até hoje as pistas que os fãs diriam inovadoras, são apenas visões de outras pistas que fãs de corrida de arcade já conheciam bem (Out Run, Daytona USA e Sega Super GT manda grande abraço) e até de jogos de corrida de kart que os fãs de MK adoram falar que são meros clones, como Crash Team Racing, Diddy Kong Racing, Sonic All-Stars Racing e Modnation Racers.



POKEMON - A Nintendo até nisso tem sorte, como é cultural dos japoneses, uma ideia massa, se vende para a empresa local e amada. Logo a maiorias das boas ideias de mentes japonesas eram financiada ou vendidas para a Nintendo. A Nintendo que não é boba, comprava e sangrou até a última gota com as vendas do sucesso de Pokemon e que até hoje é sua segunda maior galinha de ouro. Foi ela que salvou a Nintendo das vendas baixas do N64 e Game Cube. Mas o que tem mal nisso? Simplesmente Pokemon virou febre mundial, principalmente no Japão e, por causa disso, muitos jogos bons foram prejudicados, além disso prejudicou a própria imagem de Pokemon como um jogo infantil e idiota que só adiciona monstros em cada infinitas versões. Outro prejuízo, foi a crise dos jogos eletrônicos no Japão, claro, Pokemon não é o único culpado, mas como é o mais famoso, ele ajudou a direcionar o mercado japonês a consumir jogos bobinhos e de baixo orçamento, centralizando as vendas para jogos portáteis.



A TEIMOSIA NINTENDO - Quem nunca teve raiva da Nintendo com sua cabeça dura de ser? Quando o mundo estava indo para o CD com o Saturn e Playstation, a Nintendo pra ser diferente continuou com cartucho com o N64. Quando o mundo estava pra DVD, a Nintendo foi para o mini-DVD, quando o mundo estava indo para hardware potentes, a Nintendo foi de Wii e quando o mundo estava indo para alta definição (Blu-Ray) e interatividade social, a Nintendo vai com a proposta do Wii U.



CONTROLE DE MOVIMENTO - A grande sacada da Nintendo para sobreviver no mercado, foi o investimento do Wii. Por sorte dela, os jogadores casuais compraram a ideia e o Wii foi um sucesso absoluto de vendas! Fazendo a Nintendo voltar a liderança depois de 15 anos atras da Sega e depois da Sony. Mas a genialidade da Nintendo cai por terra novamente quando você investiga que o controle de movimento é uma tecnologia existente, remota desde o acessório do Activator do Mega Drive, indo pelos controles de movimento de arcade da Sega, o controle Dualshock 3 e a PS Eye da Sony e até a quebra de patente mundialmente conhecida da Philips. É obvio que o maior mérito da Nintendo foi o feeling de mercado em perceber que existia um mercado consumidor forte e pouco explorado. Entretanto parece que o sucesso da Nintendo é meio sujo, em vez de pagar os devidos royalties, a Nintendo prefere pagar advogados para cobrir seus podres.



A ARROGÂNCIA DA NINTENDO - Esse pode ser seu maior defeito e seu caixão a longo prazo. A Nintendo defende até hoje com unhas e dentes que seu maior diferencial é sua genialidade apoiada por conteúdos únicos e divertidos. Aquela famosa proposta de bom vendedor que tem um Q a mais perante os concorrentes. Eu seria injusto de dizer que hoje o Wii U e o Wii não são produtos diferentes. Verdade são produtos diferenciados perante a concorrência. Mas a maior verdade é que os concorrentes fazem o mesmo e oferecem produtos com melhor tecnologia visuais. Um exemplo pequeno disso: jogar Super Mario 3D World não é tão diferente de Racht & Clank All 4 One. Mas o pior é que existem jogos mais originais, geniais e diferenciados, principalmente das indies, que não estão disponíveis para consoles da Nintendo. E para piorar a situação os jogos mais badalados não aparecem nos consoles da Nintendo, ou seja, os consoles da Nintendo estão ficando no limbo literalmente. Porque isso aconteceu? Porque a Nintendo sempre teve um relacionamento arrogante e dominadora com as thirds parties e com o mercado. Ela sempre foi contra a maré delas, vejamos algumas:

- As indies procuram apoio financeiro para lançar jogos e com maior espaço nas redes de lojas virtuais. A Nintendo foi contra e sempre limitou a genialidades dela. Resultado as indies foram para a Sony e Microsoft.

- As thirds parties fizeram jogos para Wii e Wii U, mas tiveram vendas fracas, porque a Nintendo não investiu em publicidade deles com medo de afetar as vendas de seus jogos consagrados. Resultado, as thirds parties tem medo de concorrer com jogos da Nintendo, pois, seus consumidores adquiriram o vício de consumo somente de seus produtos, salvo raras exceções.

- Wii sucesso de vendas, portáteis sucesso de vendas, jogos da Nintendo sucesso de vendas. Então por que os produtos da Nintendo são tão inferiores perante os concorrentes? Devido a politica conservadora da Nintendo em fazer consoles capados para ter retorno sobre as vendas do mesmo, o Wii U nada mais é um Wii melhorado, assim como o Wii era um Game Cube com controle de movimento. Resultado, o Wii U está abandonado de jogos multi-plataforma.

- O atraso da rede digital, do sistema operacional e da interação social. A Nintendo parece que nunca aprende, em vez de copiar o que é bom, ela continua arrogante e birrenta com as tendencias. Parece aquela senhora ou senhor invejoso que ver um jovem novato no mercado que aprende e faz tudo mais rápido e eficiente que ele (a). 

- O orgulho também sempre fez parte da sua arrogância. O maior delas é que a Nintendo não deseja fazer jogos para smartphones e tão menos para PC. É porque os jogos dela são únicos e não podem ambientar em tais plataformas, justicam os executivos da Nintendo.

Dois Links que provam a arrogância criativa da Nintendo:
Miyamoto diz parte 1
Miyamoto diz parte 2




A NINTENDO QUANDO COPIA NINGUÉM FALA - É uma grande verdade que hoje em dia nada se copia tudo se transforma, se bem que para o lado dos nintendistas a Big N jamais copia, ela sempre inova. Será? São diversos exemplos, vamos aos mais marcantes:

- Nintendogs: Quando a Sony anunciou o Playstation Vita Pets, os nintendistas cairam em cima dos amantes da marca Playstation acusando a Sony de cópia de Nintendogs. Sabe de nada inocentes! Na verdade esse gênero começou com o jogo popular Tamagotchi, depois a Konami fez o DogStation e a Nintendo popularizou o gênero com Nintendogs e a Sony que não é boba fez o seu simulador de cuidar de animais. Cada um tem suas particularidades, somente o da Nintendo é o filho mais famoso.

- Controles do Wii U: Não tem como negar, as ideias do controle tablet do Wii U são muito semelhantes com o controle do Dreamcast e seu VMU. É claro que com a tecnologias presentes o tablet do Wii U faz muitas mais funções e interações. Outra cópia barata foi o controle normal do Wii U que nada mais é uma cópia ruim do bem sucedido controle do Xbox 360.

- Mario Galaxy e Super Mario 3D World: Pra quem joga diversos jogos de plataforma percebeu a influencia desses títulos com Ratchet & Clank. O primeiro o uso da gravidade na influência do jogo. O segundo usando a parte de multiplayer. E até Sonic & Knuckles já usava a gravidade na última fase, alguém lembra?

- Donkey Kong Country Tropical Freeze: Acho que boa parte dos fãs de jogos de plataforma percebeu que DKC pegou muito a carona das ideias do melhor jogo de plataforma da atualidade, Rayman Origens e Rayman Legends. È claro que DKC do Snes também o influencia bastante, faz parte da série, eu como fã de Donkey Kong não poderia negar que atualmente o rei dos jogos de plataforma é Rayman e virou um divisor de águas para o gênero.

- Mario Maker e YoshiWooly World: parece que a Nintendo está abrindo mais a mente e conhecendo os jogos concorrentes, pena que ela continua sem humildade. Vendo esses dois jogos nota-se a influencia deles por LittleBigPlanet da Sony. O primeiro pela edição de fases e o segundo pela estética gráfica. Apesar que Yoshi Story ser a maior referencia para eles, é impossível os produtores não ter tirado experiencias visuais e de jogabilidade de LBP, considerado pela maioria da industria, um dos jogos mais inovadores dessa geração.


A Nintendo sempre será querida pela maioria e odiada por alguns, uma empresa que salvou a indústria de jogos passa por momentos difíceis com o Wii U. Nao existe ninguém perfeito assim como não existe empresas perfeitas. Mas existe um ditado que sempre é válido para todos, errar é humano continuar no erro é burrice.

Em outra oportunidade farei o lado B da Atari, Sega, SNK, Sony e Microsoft.

Até a próxima!


15 comentários:

  1. Gosto da Nintendo mas passo longe de ser um fanboy xexelento dela , apenas sou fan dos seus produtos de qualidade e a critico abertamente quanto ela faz as suas burradas (e não são poucas ) . Esse texto é muito interessante mas acho que exagera bastante em algumas pontos como no começo onde há uma menção a uma possível falta de masculinidade do Mario: É um jogo com temática infantil, não vejo nada demais .Não há influência a homossexualismo e não há podridão nisso.Em outros jogos se percebe que ele tem atração por uma figura feminina : a princesa. E o fato do personagem comer cogumelo , usar roupa de guaxinin, ordenar o yoshi a comer inimigos e entrar pelo cano é fruto de imaginação fértil,é pura ficção. Condenar isso é ato de moralismo barato e sem noção como aquela organização , a PeTA, faz (é uma entidade com proposta justa e interessante mas atua de forma estupidamente idiota).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não falo que ele é homossexual, mas a postura dele para um homem adulto é suspeito, não é a toa que na Internet existem diversos memes brincando com isso. O jogo é infantil sim mas existem outros jogos infantis que ngm suspeita da masculinidade do personagem. Vc há de concordar q Miyamoto exagera na infantilidade ingênua. Sobre os aspectos dos animais, não levo a sério, pois, acredito que a maioria não se influencia com violencia nos jogos, somente quando, existir uma mensagem extremista, racista e mt negativa atingindo o senso comum da sociedade. Nesses caso o jogo sempre será alvo da sociedade com mal influenciador, quer queria quer não, psicólicos, a midia televesiva e algumas organizações como a PETA, aproveitam a situação para passar a imagem ruim dos jogos. Então, eu passei a Utopia que Mario mesmo sendo jogo infantil teve e tem seus pontos negativos com relação aos animais.

      Note que nem comentei os podres da Nintendo a respeito de meio ambiente e condições de trabalho.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O fato Nintendo não reconhecer as referências para seus jogos para min sinceramente não é sujeira nenhuma , como no exemplo da Alice no país das maravilhas. isso eu achei que foi forçar muito a barra para apontar o lado ruim da Nintendo. Se basear em alguma obra famosa é algo extremamente comum, acontece direto no cinema, literatura , música , ela não roubou nenhuma propriedade intelectual ,não infringiu direitos autorais, no máximo baseou a história do jogo, não copiou nada , e sejamos francos: a história dos jogos do Mario nunca foi algo importante, a inovação de Super Mario Bros. é o gameplay , a trilha sonora a progressão no jogo, etc. A Nintendo nunca se gabou de que "Salvar a princesa do castelo " fosse algo original , essa crítica é meio infantil.
    Quanto a Mario Kart , também acho estranho criticar a série só porque em outras mídias existiam idéias próximas ou parecidas , de toda forma antes do Mario Kart original de 92 nenhuma outra empresa usou a ideia de um JOGO de corrida com itens de trapaça de forma impactante e inteligente como MK, até pode ser que existam games próximos disso antes de MK mas de toda forma não foram tão relevantes . Hoje temos jogos de qualidade desse sub gênero com Sonic, Crash, Diddy Kong entre outros e não há nada demais nisso assim como também não há nada de mais em dizer que a referência direta desses jogos é Mario Kart ( pelo amor de Deus ninguém vai dizer que esses games foram inspirados no desenho Corrida Maluca e não no jogo Mario Kart).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui discordo completamente, como sempre eu falo, os jogos eletrônicos não existe o cidadão Kane, todas as inspirações são na maioria tiradas de livros, contos, filmes e artes. Alem de raras experiencias pessoais. Não relatar suas influencias, é ser arrogante e falta de humildade, praticamente todas as obras da Nintendo são influencias delas alem de outros jogos existente. É claro que ela é unovadora na área, n estou dizendo que ela não inovadora. Estou dizendo que ela não é unica e que mesmo sendo, existe sim referencias para suas inspirações.

      Note que nos ultimos depoimentos de Miyamoto leva no sentido contrario, a companhia faz esse tipo de marketing pra que todo mundo acredite que ela seja a unica criativa do pedaço e isso não é verdade. VOu até linkar na parte da arrogancia as ultimas frases dele, para provar o que estou falando.

      E lembre nada se cria, tudo se copia. A exceção seria os inventores genias do século passado.

      Excluir
  4. No caso de Nintendogs a crítica esta mal direcionada nesse post , A idéia de bichinho virtual não é da Nintendo e ela nunca afirmou isso, aqui quem esta errado são alguns nintendistas retardados que criticaram o jogo da Sony: o que terceiros fazem não contribui para a "faceta podre" da Nintendo.
    No que diz respeito a Pokémon não vejo nenhuma "sujeira " em explorar comercialmente a marca. É isso que uma empresa faz no mundo capitalista e partir do momento que a Nintendo adquiriu a GameFreak passou a ser dona da ideia de Pokémon e não vejo mal nenhum em uma empresa financiar boas ideias , caso contrário elas correm o risco de não saírem do papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção n era de "sujeira" da Nintendo, era mostrar ao publico, que a Nintendo por meio dos negocios, monopoliza os interesses de grandes ideias, comprando dos criadores japoneses, que por ventura, procuram sempre a Nintendo primeiro do que as outras, pq ela tem mais dinheiro pra bancar.

      Isso acontece mesmo, e poucos sabem, no Japão a Nintendo é protegida pelo governo e é um simbolo da cultura japonesa. Nintendo é um orgulho japonês. Isso é ruim? Não, é um fato de favorecimento. Logo Pokemon reflete a qualidade e o interesse dos jogos japoneses. Agora a parte ruim? É bom? É legal para o mercado?

      O fato é que pokemon tornou-se uma praga de consumo no Japão e comprometeu as vendas de bons jogos. Resultado, hj o Japão tá cada vez mais em crise e o consumo por jogos de consoles e o interesse por consoles caiu drasticamente. Pokemon é o unico culpado? Não! Mas é um dos maiores deles.

      Excluir
    2. Sobre o Nintendogs, eu não falei da Nintendo, eu falei dos nintendistas.

      Excluir
  5. Acho questionável dizer que YoshiWooly World é totalmente influenciado pelo visual de LittleBigPlanet já que Yoshi's Story do N64 lançado em 1997 muito antes do jogo da Sony, já tinha gráficos inspirados em tecidos em algumas fases.
    Uma incoerência : Donkey Kong Country Returns não tem como ter pegado carona nas ideias de Rayman Origens e Rayman Legends. DKC foi lançado em 2010 e esses games saíram em 2011 e 2013 respectivamente, Tropical Freeze até pode te sido influenciado , mas a influência direta mesmo são os DKC do Super NIntendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente vc tem razão na parte de DKCR, tinha esquecido da parte cronológica de Rayman Origins. De toda forma n tem como negar a influencia de Rayman Origins e Legends em diversos jogos de plataforma, inclusive o DKC Freeze.

      Eu sou fan da franquia DK da Nintendo e joguei mt tb o Yoshi Story, negar essa influencias, acho q seria ceguismo. Não tem como a Nintendo ter se influenciado por tais jogos modernos, fora os jogos indies que tem hj, com tanta originalidade de desafios.

      Sobre o Yoshi Wooly nesse aspecto vc tem razão, mas como n estou lembrado de todas as fases, eu vou tras desse aspecto de lã nas fases.

      Excluir
  6. Enfim , não achei de forma alguma essa matéria ruim, concordo com muita coisa, apenas usei o direito de discordar, democraticamente como a internet permite, de alguns pontos da visão do Francisco . No geral achei a iniciativa de escrever essa matéria muito boa, pois contribui para tirar a visão Romântica que alguns nintendistas desmiolados tem da Nintendo achando que ela é uma empresa boazinha que gosta mais dos jogadores do que do dinheiro deles . Na verdade se trata de uma corporação que visa o lucro e como toda empresa tem os seus podres. Só queria me desculpar com o tamanho destes "comentários".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, concordo com qs tudo q vc falou mas vou poderar alguns seus contra argumentos e explicar os motivos mais tarde, desde ja agradeço pela sua opinião.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Concordo em dois pontos: Nintendo é de fato arrogante. (Isso irá trazer a queda da Nintendo, eu acho) E mala preta, não é novidade pra ninguém. Quando eu vi o que você comentou sobre o Mario no inicio, eu pensei "Nem vou ler isso, um Nintendo hater." Mas de toda forma, eu continuei. Essa comparação com corrida maluca, eu te confesso que ri demais. Parece que você é um daqueles que amam a Sega. Sim, eu também gosto da Sega e ela fez a infância eu acho que de todo gamer. Gostei desse post, porém você se esqueceu de postar várias coisas mais importantes que essas, sobre a Nintendo. Isso só mostra o quanto você desconhece a Nintendo. Então, por fim, sua próxima postagem sobre, faça sobre a Sega. Te garanto que em números de podres (E só aí) a Sega supera e muito a Nintendo. PS: Não sou nenhum fanboy de Nintendo, mas isso que você postou, só me parece algo de alguém gosta de falar mal do mesmo, de forma "injusta" Mas concordo que toda empresa tem seus podres, então estarei acompanhando seu blog agora, só pra ver o que você irá postar sobre a Sega. :D

    ResponderExcluir